Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Ministério da Saúde seleciona projetos psicossociais de Parnamirim - 13/11/2015

Parnamirim colhe os frutos dos serviços prestados na rede de saúde mental. Três projetos desenvolvidos por Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) do município foram aprovados na Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial: Trabalho, Cultura e Inclusão Social na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Ministério da Saúde (MS), e serão contemplados com recursos para investimentos. O resultado foi divulgado no último dia 25 de outubro. 

A área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde selecionou oito projetos  de todo o País, inscritos na linha de ação nº 2: Fortalecimento de experiências de geração de trabalho e renda/economia solidária e cooperativismo social e inseridos na modalidade de financiamento de R$ 15.000,00.  

Os três aprovados, de Parnamirim, correspondem a  dois projetos desenvolvidos pelo CAPS II(transtornos graves), no bairro de Passagem de Areia e um pelo CAPS AD(Álcool e Drogas), em  Liberdade , que receberão juntos R$ 45 mil de incentivo para implantarem os projetos. 

Assistente social do Caps AD, Elizângela Brito desenvolveu um dos projetos selecionados. O "Reciclando Sonhos" vai ser implantado no Caps e tem por objetivo construir uma área de lazer com materiais recicláveis na comunidade "Favelinha" no bairro Liberdade. "Fique muito feliz com a seleção. Com essa ajuda, nós vamos levar o trabalho do Caps para a comunidade e envolvê-los", disse. 

Elizângela explicou como funcionará o projeto. "O objetivo principal é construir uma área de lazer com materiais recicláveis e capacitar 20 usuários do Centro, um familiar de cada usuário e vinte moradores da comunidade sobre reciclagem e a manutenção da área, ou seja, mobilizaremos cerca de 80 pessoas. Depois de capacitados, todos serão multiplicadores", informou a assistente social.

Podiam participar da seleção projetos de reabilitação psicossocial desenvolvidos em todas as modalidades de CAPS, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Acolhimento e demais pontos de atenção à saúde. Os projetos deveriam ser elaborados contemplando algumas linhas de ação, como: comunicação audiovisual e impressa, acesso à cultura e expressões artísticas, educação inclusiva e continuada, entre outras. 

A Coordenação dos projetos ficará com a gerente do programa de Saúde mental de Parnamirim, Kenya Kelly da Silva Rocha, que trabalhará em conjunto com as técnicas dos projetos. 

Conheça os projetos aprovados de Parnamirim:

PROJETO RECICLANDO VIDA (CAPS II): Desenvolvido pelas técnicas Daiane Karoline Lima, Francisca Dantas de Paiva e Maria das Graças Pinheiro, o projeto visa desenvolver o interesse dos envolvidos na utilização do material descartável, com a finalidade de confeccionar objetos de decoração ambiental, enfeites domésticos e de uso diário pessoal, considerando o baixo custo que poderá apresentar uma fonte de renda alternativa de reaproveitar e reduzir uma boa parte do lixo. 

PROJETO SEMEANDO VIDA (CAPS II): Desenvolvido pela técnica Ana Caroline Costa, o projeto visa proporcionar o relaxamento através do contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir alimentos saudáveis livres de agrotóxicos , que serão utilizadas nas refeições diárias dos usuários, oportunizando atividades de cultivos de plantas, estimulando o desenvolvimento de responsabilidade por parte dos participantes. 

PROJETO RECICLANDO SONHOS (CAPS AD): Desenvolvido pela técnica Elizângela Brito, o projeto vai construir uma área de lazer com materiais recicláveis na comunidade "Favelinha" no bairro Liberdade. 


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+