Escola Francisca Fernandes recebe formatura do Proerd - 06/11/2015

O Programa Educacional de Resistência à Drogas e à Violência (Proerd) realizou a formatura de 150 alunos na tarde desta sexta-feira, 06, no pátio da Escola Municipal Francisca Fernandes, no bairro de Santos Reis. O Programa é realizado no município através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Além da Secretária Municipal de Educação, Vandilma Oliveira, o evento contou com a presença do Secretário de Obras Naur Ferreira, em representação ao Prefeito Mauricio Marques, Policia Militar, gestores, professores e pais dos alunos.

A Secretária de Educação fez a abertura da solenidade enfatizando a importância do programa e o sucesso da parceria com o município. "O Proerd é essencial na orientação sobre o perigo das drogas e a violência, com a colaboração dos professores e da comunidade escolar. O município está de braços abertos a todos os programas que preservem a vida", justificou.

O Secretário de Obras, Naur Ferreira, destacou o enfrentamento a violência no município e elogiou o trabalho de base realizado pela Policia Militar durante o programa que usa a abordagem pedagógica no lugar da repressiva. "Esse programa é mais um que vem salvando vidas no nosso município junto de outros desenvolvidos pela Prefeitura, através de parcerias que procura tirar jovens e adultos do submundo das drogas", discursou.

O Cabo Hélio Cortez, responsável pelo programa no município, falou que as aulas do programa são realizadas uma vez por semana com turmas do 5º ano do ensino fundamental. "Nosso objetivo é prevenir o jovem do primeiro contato com a droga e recuperar aqueles que já tiveram. Em nossas aulas falamos sobre questões de cidadania, respeito, comportamento e disciplina, como forma de incentivar os alunos ao estudo e melhora do seu rendimento dentro da sala", explicou.

Neste ano o Programa foi desenvolvido nas Escolas Municipais Iris de Almeida, José Fernandes e Francisca Fernandes. Os alunos formandos receberam o certificado do programa que tem duração de quatro meses. A formatura contou ainda com coffe break e um show da banda do Proerd que animou todos os presentes.

Pedagogia para vencer as drogas

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. No Brasil ele é implementado desde 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e desde 2002 é desenvolvido em todo o país.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo