Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura inicia vacinação de cães e gatos - 04/11/2015

A Prefeitura de Parnamirim deu início nesta quarta-feira (4) à campanha anual de vacinação contra a raiva animal. A expectativa da Secretaria de Saúde (Sesad) é imunizar cerca de 30 mil animais, sendo 25 mil cães e seis mil gatos.  Este ano o "Dia D" será no dia 28 de novembro, quando se desenvolverá em vários pontos da cidade ações educativas e de vacinação.

Durante todo o dia, agentes da Sesad estão percorrendo casa por casa, oferecendo doses da vacina antirrábica. "Nesta versão 2015 da campanha, nós nos preparamos para ultrapassar a meta, pois reforçamos a equipe de agentes e o estoque de vacina. Com isso, devemos levar a ação para diversos locais do município, entre unidades básicas de saúde, supermercados e pet shops", explica o coordenador de promoção à Saúde, Moizes Campos.

A campanha, que  prossegue até janeiro de 2016  está percorrendo, inicialmente, os bairros de Boa Esperança, Jardim Planalto e Centro.

Dona Regina Célia, de 67 anos, é moradora do bairro Boa Esperança. Ela recebeu o agente de saúde em sua residência e trouxe os seus três cães para vacinar. "Todos os anos eu levo os meus "filhos" [cães] para receberem a vacina. Só assim eles ficam livres da raiva", disse.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordedura, arranhadura e lambedura. 

Prevenção

Qualquer pessoa que tenha sido mordida ou arranhada por um animal do qual não sabe se foi vacinado contra a raiva (cão e gato) deve lavar o ferimento cuidadosamente com água e procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima. Se for possível, o animal agressor deve ficar preso até que um veterinário possa vê-lo.

O animal deve ficar em observação por, pelo menos, 10 dias. Se ele apresentar comportamento diferente, mesmo que não tenha agredido ninguém, não o mate. Procure o serviço de saúde.


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+