Prefeitura inicia vacinação de cães e gatos - 04/11/2015

A Prefeitura de Parnamirim deu início nesta quarta-feira (4) à campanha anual de vacinação contra a raiva animal. A expectativa da Secretaria de Saúde (Sesad) é imunizar cerca de 30 mil animais, sendo 25 mil cães e seis mil gatos.  Este ano o "Dia D" será no dia 28 de novembro, quando se desenvolverá em vários pontos da cidade ações educativas e de vacinação.

Durante todo o dia, agentes da Sesad estão percorrendo casa por casa, oferecendo doses da vacina antirrábica. "Nesta versão 2015 da campanha, nós nos preparamos para ultrapassar a meta, pois reforçamos a equipe de agentes e o estoque de vacina. Com isso, devemos levar a ação para diversos locais do município, entre unidades básicas de saúde, supermercados e pet shops", explica o coordenador de promoção à Saúde, Moizes Campos.

A campanha, que  prossegue até janeiro de 2016  está percorrendo, inicialmente, os bairros de Boa Esperança, Jardim Planalto e Centro.

Dona Regina Célia, de 67 anos, é moradora do bairro Boa Esperança. Ela recebeu o agente de saúde em sua residência e trouxe os seus três cães para vacinar. "Todos os anos eu levo os meus "filhos" [cães] para receberem a vacina. Só assim eles ficam livres da raiva", disse.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordedura, arranhadura e lambedura.

Prevenção

Qualquer pessoa que tenha sido mordida ou arranhada por um animal do qual não sabe se foi vacinado contra a raiva (cão e gato) deve lavar o ferimento cuidadosamente com água e procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima. Se for possível, o animal agressor deve ficar preso até que um veterinário possa vê-lo.

O animal deve ficar em observação por, pelo menos, 10 dias. Se ele apresentar comportamento diferente, mesmo que não tenha agredido ninguém, não o mate. Procure o serviço de saúde.

Postado Por: Jefferson Bezerra