Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Novembro Azul alerta sobre a saúde do homem - 03/11/2015

A saúde dos homens de Parnamirim estará  em evidência durante  todo esse mês. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesad) abriu na manhã desta terça-feira (3) a campanha "Novembro Azul" - que visa alertar e conscientizar o público masculino sobre os autos cuidados e prevenção ao câncer de próstata. O lançamento da campanha ocorreu no auditório da Sesad e reuniu profissionais de Saúde, secretários municipais, coordenadores  e vereadores. 

A palestra de abertura "Saúde do homem: novos desafios" foi apresentada pelo médico consultor, Clemente Neto. Ele ressaltou a importância da campanha. "É de fundamental relevância, ressuscitarmos essas discussões sobre as buscas na prevenção não só ao câncer de próstata, mas também a saúde masculina como um todo", disse o especialista em educação em saúde 

O secretário de Saúde, Henrique Costa citou o sucesso do "Outubro Rosa" no município ao falar sobre a importância, de agora, mobilizar os homens  para os cuidados preventivos. "Chegou a nossa vez de se preocupar. Assim como intensificamos os serviços durante o mês alusivo ao câncer de mama, vamos mobilizar todos os profissionais para que a informação e prevenção chegue ao máximo a população masculina de Parnamirim", disse o titular da pasta. 

Nesta edição da campanha, a Sesad  ampliará os serviços de prevenção. Além das ações nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão realizados, também, atendimentos em empresas e presídios da cidade, com testes rápidos de HIV e Sífilis, distribuição de kits masculinos e palestras educativas. 

Em Parnamirim, a Prefeitura disponibiliza os exames preventivos Antígeno Prostático Específico (PSA) e toque retal gratuitamente no Centro de Referência (CCPAR). 

Câncer de próstata 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade. 


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+