Pium artes exibe a música de Sami Tarik e Antônio Pádua nesta sexta-feira - 28/10/2015

O Projeto Pium Artes, realizado na ultima sexta-feira de cada mês  mostra publico e diversidade no largo da feirinha de frutas da comunidade. Produzido pela FundaçãoP arnamirim de Cultura, em parceria com artistas e produtores, o evento apresenta mais uma edição na noite desta sexta (30) a partir das 18h com a performance de músicos, artesãos e poetas.

O projeto traz a performance do instrumentista Sami Tarik e do compositor e instrumentista Antönio Pádua & Familia.

O multi-instrumentista Sami Tarik traz no decorrer de sua carreira um universo temático amplo, porém com estética sempre fincada no nordeste brasileiro. Natural de Assú, interior do RN, está na estrada profissionalmente há cerca de 11 anos e teve o pandeiro como primeiro instrumento, sintetizando os principais ritmos brasileiros.

Seus primeiros estudos musicais de forma sistemática aconteceram na cidade de Natal-RN (nordeste do Brasil) onde finalizou o curso de Licenciatura Plena em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sua pesquisa culminou em um Workshop, voltado para leigos em música de todas as idades. A oficina foi ministrada no Brasil e em Cabo-Verde*, na África. Em paralelo à docência teve sua primeira experiência internacional com o grupo Café do Vento no ano de 2008 na Alemanha, além de somar em seu currículo trabalhos com importantes grupos e artistas do cenário potiguar como Khrystal, Grupo Saturnino, Rosa de Pedra e Humberto Luiz Trio*.

Atualmente mantém o Kizambe, junto ao percussionista Dudu Campos, que funciona como grupo de percussão atuando na área de formação e produção cultural.

Antônio Pádua.

Antônio de Pádua compositor, arranjador, produtor musical e multi-instrumentista, bacharel em trompete pela UFPB, professor do IMWA em Natal-RN, maestro da Banda Independente da Ribeira.

Pesquisador dos ritmos regionais brasileiros, e fabricante de pandeiros.Integrou as orquestras: infantil, infanto-juvenil e jovem da Paraíba, Orquestra Metalúrgica Filipéia (Big band), e atuou como músico convidado nas orquestras: Sinfônica da Paraíba, Sinfônica do RN e Filarmônica Norte-Nordeste.

Em 2004 gravou o seu primeiro Cd Solo intitulado de Sentimento Nordestino, contendo uma síntese das suas influências que vão do erudito à música regional.O presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes destaca o crescimento do projeto:"O Pium Artes está constituindo a feirinha de frutas do Pium como mais um espaço cultural da cidade, espaço de encontro e fruição cultural", destacou.

O Pium Artes foi criado e iniciado há alguns anos por um grupo de artistas daquela comunidade, visando fomentar a produção artística e cultural. A Fundação Parnamirim de Cultura, desta desenvolve ações institucionais para contribuir com a realização e fortalecer a iniciativa.

Postado Por: Moises de Lima