Livro e campanha em defesa da educação pública são lançados pelo IDE - 22/10/2015

O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) lançou na noite desta quinta-feira (22), o livro "Diálogos sobre a educação pública" e também uma campanha publicitária voltada para a defesa de um ensino público de qualidade. O evento foi sediado na Escola Estadual Manoel Dantas, no bairro do Tirol em Natal. O livro e a campanha foram desenvolvidos pela diretora do instituto, a professora Claudia Santa Rosa.

A Secretária de Educação Vandilma Oliveira esteve presente no evento em representação ao Prefeito Maurício Marques. Ela destacou que a prefeitura é parceria do IDE na campanha e que vivemos um momento decisivo na valorização da educação pública. "Acompanho o trabalho da professora Claudia e esta campanha é fundamental para levar a reflexão ao público de que uma escola pública de qualidade é algo real e totalmente possível", explicou.

A diretora do IDE fez a abertura da solenidade falando sobre os desafios da produção do livro e da campanha e aproveitou para agradecer a todos os parceiros do projeto. "Nosso objetivo é mostrar sim que uma escola pública de qualidade é algo possível. No livro e na campanha trabalhamos com casos reais de experiências bem-sucedida no ensino público. Nossa missão institucional é contribuir para a melhoria da escola pública sempre em sintonia com o poder público", discursou.

Na ocasião o publicitário Fabrício Finizola, da Pandora Comunicação, mostrou aos convidados as peças que estão sendo produzidas peças para quatro mídias: televisão, rádio, internet e ônibus. "Nossa ideia foi utilizar depoimentos com histórias exitosas na escola pública. O objetivo é fazer o público refletir com esses casos além de disponibilizar canais de comunicação para que as pessoas se manifestem e digam o que precisa melhorar", justificou.

Campanha pioneira no terceiro setor

Com 117 artigos publicados por 15 autores locais na última década, o livro terá distribuição gratuita.  Alguns dos autores são membros do próprio IDE e todos os relatos são voltados para defesa de uma escola pública de qualidade. Os artigos são organizados em ordem cronológica e contam diversas experiências exitosas dentro da rede pública de ensino.

A campanha é fruto de uma parceria entre o IDE e o Instituto C&A. Ela é a primeira iniciativa publicitária do terceiro setor que procura levar a bandeira defendida pela campanha a um grande público com uma linguagem diferenciada. Além da Prefeitura de Parnamirim, vários órgãos públicos e meios de comunicação também atuam em parceria para o sucesso da campanha, que a primeira realizada pelo terceiro setor no estado do Rio Grande do Norte.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo