Mulheres de Nova Esperança recebem ações do Outubro Rosa - 16/10/2015
A manhã desta sexta-feira (16) foi especial para as mulheres do bairro Nova Esperança. Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) promoveram uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa, que visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e alertar sobre principal causa mundial de morte por câncer da população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos de idade.
Na oportunidade, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia realizaram palestras, orientações sobre o autoexame, testes rápidos e atendimentos clínicos voltados para a saúde feminina. "Estamos o dia inteiro oferecendo uma programação dedicada totalmente as mulheres, com o intuito de alertá-las sobre a prevenção do câncer", destacou a diretora da unidade, Nadja Melo.
Dona Fátima da Silva, de 49 anos, aprovou a ação e aproveitou para se informar. "Estão de parabéns pela iniciativa, pois eu perdi uma amiga que lutava contra o câncer de mama e nada melhor do que se prevenir e saber os cuidados que devo ter", disse.
A UBS em Nova Esperança realiza mais de 200 atendimentos por dia. Lá, as mulheres ainda recebem aulas de dança - parte integrante do Projeto "Nova Esperança caminhando para a Saúde" - que realiza mais um aulão na tarde desta sexta, a partir das 16h.
Em Parnamirim, o Outubro Rosa está mobilizando as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão promovendo ações de educação, como orientação do autoexame. Além disso, mais de 3 mil mamografias já foram realizadas pela unidade móvel de exames, Amigo do Peito.
Câncer de mama
De acordo com a organização mundial da Saúde, o câncer de mama é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos de idade. Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM