Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Mulheres de Nova Esperança recebem ações do Outubro Rosa - 16/10/2015

A manhã desta sexta-feira (16) foi especial para as mulheres do bairro Nova Esperança. Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) promoveram uma série de atividades alusivas ao  Outubro Rosa, que  visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e alertar sobre principal causa mundial de morte por câncer da população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos de idade. 

Na oportunidade, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia realizaram palestras, orientações sobre o autoexame, testes rápidos e atendimentos clínicos voltados para a saúde feminina. "Estamos o dia inteiro oferecendo uma programação dedicada totalmente as mulheres, com o intuito de alertá-las sobre a prevenção do câncer", destacou a diretora da unidade, Nadja Melo. 

Dona Fátima da Silva, de 49 anos, aprovou a ação e aproveitou para se informar. "Estão de parabéns pela iniciativa, pois eu perdi uma amiga que lutava contra o câncer de mama e nada melhor do que se prevenir e saber os cuidados que devo ter", disse. 

A UBS em Nova Esperança realiza mais de 200 atendimentos por dia. Lá, as mulheres ainda recebem aulas de dança - parte integrante do Projeto "Nova Esperança caminhando para a Saúde" - que realiza mais um aulão na tarde desta sexta, a partir das 16h. 

Em Parnamirim, o Outubro Rosa está mobilizando as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão promovendo ações de educação, como orientação do autoexame. Além disso, mais de 3 mil mamografias já foram realizadas pela unidade móvel de exames, Amigo do Peito. 

Câncer de mama 

De acordo com a organização mundial da Saúde, o câncer de mama é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos de idade. Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano. 


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+