Pronatec Turismo entrega certificados e abre novas turmas - 14/10/2015

Em solenidade realizada na Escola Municipal Erivan França em Pirangi do Norte, o Pronatec Turismo Desenvolvimento Local entregou os certificados dos 15 formandos do curso de cozinheiro. Na ocasião também foi realizada a aula inaugural das novas turmas de salgadeiro e garçom, cada uma com 20 alunos.

Estiveram presentes na cerimônia o Secretário Municipal de Turismo Esporte e Lazer Laizomar Wanderley, o Secretário Municipal de Obras Naur Ferreira, representando o Prefeito Maurício Marques, o Secretário Municipal de Transito Eduardo Lincoln, além da coordenadora pedagógica do Senac Kátia Valéria.

Para o Secretário de Turismo o momento era de prazer por estar formando mais uma turma e a certeza de que o programa faz diferença no município. "A educação e qualificação vêm sempre em primeiro lugar. É importante que os novos alunos que estão ingressando no programa façam um esforço para cumprir todas as exigências do curso. Esta é a melhor retribuição que o aluno pode dar a Prefeitura que se empenha a cada dia para abrir novas turmas", discursou.

Representando o Prefeito Mauricio Marques, o Secretário de Obras Naur Ferreira saudou os novos alunos e aproveitou para agradecer a todos os parceiros do Pronatec no município. "Este programa já beneficiou mais de 8 mil pessoas em nossa cidade. É qualificação para gente que está sendo inserida no mercado de trabalho, além da oportunidade do surgimento de novos empreendedores", exaltou.

Após a solenidade, a coordenadora pedagógica do Senac Kátia Valéria, instituição que desenvolve o programa em parceria com Prefeitura, deu instruções aos novos alunos ingressantes, como questões sobre carga horária, ajuda de custo e exigências do programa. O formando da turma de cozinheiro Eloi Gomes falou em nome de todos os concluintes. "Estou muito feliz de ter tido essa oportunidade e aconselho a todos vocês que estão entrando que a agarrem com vontade", elogiou.

Novas turmas

O Pronatec Turismo Desenvolvimento Local tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional de pessoas que exercem atividades produtivas associadas ao turismo, além de estimular o empreendedorismo e a formação de microempreendedores individuais.

O curso de salgadeiro é voltado para confecção, preparação, acondicionamento de salgados tradicionais e elaborados, quentes e frios, fritos, assados e cozidos, além de oferecer noções de boas práticas culinárias e de segurança no trabalho.Já o curso de garçom tem como foco a qualificação do profissional em técnicas de serviço de sala e bar, recepção de clientes e auxilio ao serviço de cozinha.

Pronatec

O Pronatec é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade com idade superior a 16 anos, através da formação técnica e profissional. Em Parnamirim, o Pronatec é realizado em parceria com a Prefeitura e atua nas áreas de turismo e assistência social, com polos distribuídos por todo o município.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo