Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Atividade turística avança no litoral - 08/10/2015

Além de possuir o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Rio Grande do Norte, e ser referência nacional com premiadas políticas de habitação e educação, o município de Parnamirim avança na área turística. No seu belo litoral, de aproximados sete quilômetros de extensão, são três praias e diversas opções de entretenimento, comércio e turismo. 


Como atividades que vêm se intensificando, a gastronomia e o lazer ganham cada vez mais espaço na região. Hoje existe um verdadeiro corredor gastronômico e cultural entre as praias de Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte. Este trecho pertence à chamada rota oceânica sul e é passagem obrigatória para quem visita o litoral sul do estado.  A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) vem intensificando os investimentos na área, para que ela se estabeleça como um polo gastronômico da cidade.

A primeira opção turística para quem segue a rota é o Centro de Cultura e Informações Turísticas (CCEIT) do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno. A base da Força Aérea Brasileira é pioneira no lançamento de foguetes na América do Sul. O Centro é um museu que conta com um belo acervo, dispondo de peças originais e réplicas dos foguetes lançados, mantendo viva a memória da barreira, fundada em 1965. O Centro é aberto ao público, recebendo turistas e visitantes, que precisam agendar previamente o passeio.

Mais à frente, no distrito de Pium, o visitante pode desfrutar de várias opções, desde artesanato, produtos da terra, balneários e floriculturas. Destacam-se os bistrôs que oferecem pratos consagrados da culinária brasileira, como acarajé e moqueca; deliciosos crepes, com receitas e sabores únicos que só se encontram por lá, além de opções da cozinha internacional como a tailandesa, portuguesa e italiana, além de bistrôs que servem excelente cozinha vegetariana com muitas opções de produtos orgânicos.

Pium também possui vida noturna ativa, com casas de show que recebem o melhor da música local e regional, além de poder contar também com o Pium Artes, evento musical semanal capitaneado pela Prefeitura, através da Fundação Parnamirim de Cultura que além de música traz artesanato, sebo e oficinas. A Feirinha de Pium também é um espaço já consagrado da área, com vasta oferta de frutas frescas.

Em cotovelo, turistas e visitantes experimentam o melhor da culinária baseada em frutos de mar. Este é o carro chefe dos principais restaurantes de área com muitas opções de peixes e mariscos. O destaque fica por conta dos pratos de caranguejos, preparados com receita tradicional e ricos em sabor, tudo com requinte e comodidade. Além de um espaço tranquilo para banhistas, a praia também é ideal para a prática de esportes como o surf.

Em Pirangi do Norte, o turista se delicia de muitas alternativas gastronômicas, com ênfase para a culinária regional. Sendo o lar do Maior Cajueiro do Mundo, Pirangi recebe aproximadamente 900 mil turistas por ano que vão visitar a atração natural. A praia é um bom destino para quem procura práticas esportivas, como o kitesurf, além de disponibilizar ao visitante opções de passeio de barco e piscinas naturais ótimas para os banhistas. 

Um trampolim para o turismo

Sabendo da importância da atividade turística para a economia do município, o Prefeito Mauricio Marques se reuniu com o Ministro do Turismo, Henrique Alves, nesta quarta-feira, 07, para debater a passagem da Tocha Olímpica no município, além de novos projetos no litoral com recursos do Prodetur, como o projeto de urbanização do litoral.

A Prefeitura também possui convênio com o Ministério de Desenvolvimento para a realização do Pronatec Turismo, Programa do Governo Federal que tem como objetivo a formação técnica e a inserção de indivíduos em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Voltado para o aperfeiçoamento de serviços turísticos, o Pronatec já formou dezenas de alunos como produtores de eventos, garçons e cozinheiros.

O município acaba de abrir mais uma turma, desta vez focada na produção de doces e conservas com frutas típicas de nossa região. Com essa formação, o município consegue receber cada vez melhor o turista, além de dinamizar a economia.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+