Ministério da Educação mapeia práticas inovadoras - 05/10/2015
Um dos exemplos que o projeto enfatiza é o da Escola Municipal Presidente Campos Salles, no bairro de Heliópolis, em São Paulo. A unidade adota medidas inovadoras no currículo escolar desde 2007. No lugar de aulas expositivas, os alunos trabalham roteiros de estudos interdisciplinares, individualmente ou em grupo. Os alunos também possuem autonomia para designar os roteiros a serem estudados.
Mas não só a parte metodológica da escola passou por mudanças. A estrutura física foi totalmente remodelada. No lugar de pequenas salas de aulas, paredes foram derrubadas para ceder espaço a grandes salões. As mesas são coletivas e recebem grupos de seis alunos. Professores de disciplinas diferentes participam em conjunto nas aulas, de forma colaborativa.
De acordo com o diretor da escola, Braz Nogueira, a ideia veio de uma escola em portugal e a comunidade escolar foi ouvida e teve participação antes da implementação. As mudanças foram positivas e hoje a escola apresenta bons resultados em exames nacionais. Apesar das alterações, os alunos também tem aulas de matérias especificas, como forma de equilibrar a demanda no ensino.
Chamada pública
As escolas que possuem práticas inovadoras poderão se cadastrar no sistema do MEC. Basta acessar o site: http://simec.mec.gov.br/educriativa/. Podem participar escolas públicas e privadas da educação básica das redes municipais, estaduais e federais, além de organizações civis e instituições que atuem na área da educação.
O objetivo da chamada pública é mapear e caracterizar as intervenções inovadoras que ocorrem em nível local, por iniciativa de escolas, comunidades ou outras organizações educativas.
As organizações que apresentarem as características de inovação e criatividade e aquelas que demonstrarem estratégias claras para desenvolver estas características serão reconhecidas e divulgadas pelo MEC e, em fase posterior, poderão se inscrever em programas voltados para o seu fortalecimento.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM