CAPS II adere ao Setembro Amarelo - 02/10/2015

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), no bairro Passagem de Areia promoveu na última quarta-feira (30) um dia repleto de atividades com o propósito de divulgar o "Setembro Amarelo" - campanha de prevenção ao suicídio - que ocorre em todo o país. Usuários e profissionais realizaram oficinas terapêuticas, rodas de conversas e brincadeiras, acompanhadas pelo psiquiatra Hebrom Câmara.

"Foi um momento de festa para celebrarmos a vida, reativando nos usuários a vontade de viver e que todos, equipe técnica e usuários, estão aqui para ajudá-los e proporcionar pra eles não só uma prática curativa, mas principalmente estimular-los a estar buscando sempre motivos para viver, trabalhando a autonomia e auto cuidado", explica a psicóloga do Caps II, Raianne Jayara.

A coordenadora do Centro, Marleide Luna, ressaltou a importância da data para o combate ao suicídio. "No dia 10 de setembro, o Ministério da Saúde alerta pela prevenção ao suicídio. No Brasil, os números de suicídio vêm aumentando de forma espantosa, na qual o país se encontra em 8º lugar em um ranking de números de suicídio pelo mundo. A cada hora no Brasil uma pessoa tira sua própria vida, sendo a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos", disse.

O Caps II já atendeu 337 usuários. Destes, três se encontram terapia intensiva e 115 no  semi intensivo. A unidade desenvolve cinco oficinas terapêuticas por dia numa média de 30 usuários  inseridos.

A unidade desenvolve diversas atividades, entre as quais: atendimentos individuais e em grupos para usuários e familiares, oficinas terapêuticas, atividades educativas e culturais, visitas domiciliares, além de encaminhamentos. Os pacientes têm um suporte estendido com tratamento dentário, e outras diversas ações integradas.

Serviço:
Caps II - Rua Dr. Luís Soares da Câmara, 08.
Bairro - Passagem de Areia - Telefone: 3645 - 2058
(Atendimento de segunda à sexta)

Postado Por: Jefferson Bezerra