Secretários participam de Seminário de Políticas sobre Drogas - 01/10/2015

Os secretários de Parnamirim participaram na manhã de hoje,1, na Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), I Seminário de Políticas sobre Drogas do RN - Transformando Destinos. O evento foi aberto por Rianaldo Reis Lima, procurador-geral de Justiça, que falou sobre a importância do workshop. "Estamos aqui hoje para reafirmar a parceria entre o Ministério Público, Judiciário e Executivo no sentido de combater as drogas em nosso estado", disse.

O chefe de gabinete civil, Márcio César Pinheiro, representou o prefeito Maurício Marques. Parnamirim, Mossoró e Natal serão as primeiras cidades do estado potiguar a ter implantado o programa Transformando Destinos. A palestra de abertura foi apresentada por Eudo Rodrigues Leite. "Convidamos Leon de Souza, psiquiatra renomado da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) para nos colocar a par da real situação das drogas no Brasil e para sermos orientados sobre como deveremos agir durante a execução do programa", explicou.

O psiquiatra Leon de Souza abordou sobre a política de drogas no Brasil que despenalizou o uso de droga, a partir da Lei 11.343 de 2006. O palestrante traçou um perfil do sistema prisional brasileiro. De acordo com os dados apresentados, há atualmente no País, 600 mil presos. Quarenta por cento dos presos estão no regime provisório; 56% tem idade entre 18 a 29 anos; 67% são negros; 80% não chegaram ao ensino médio e 35% estão presos por tráfico de drogas.Leon de Souza disse que o problema com as drogas lícitas é muito mais preocupante, tendo em vista que o álcool atinge de 6% a 12% da população adulta enquanto o crack 0,8%.

Apesar dos números alarmantes, o psiquiatra defende o tratamento com base comunitária e coloca a internação apenas para casos que realmente necessitem.

De Parnamirim, participaram os secretários Márcio César Pinheiro; Laizomar Vanderley; Antônio Miguel; Henrique Eduardo Costa; Vandilma Oliveira, Mara Noga; Haroldo Gomes; Marcos Aurélio Holanda, Anelly Medeiros e servidores municipais.

Postado Por: Yara Okubo