Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Cine Teatro abriga encontro presencial do CNPC - 26/09/2015

Promover a formulação de políticas públicas e a articulação para o desenvolvimento das atividades culturais no território nacional é a finalidade do encontro presencial do Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), que está sendo realizado hoje (26), no Cine Teatro de Parnamirim. Até às 18h, o evento está mobilizando artistas, produtores culturais, e sociedade em geral de Parnamirim, através de eleição para preenchimento de vagas dos colegiados setoriais, que atuarão junto ao Conselho Nacional de Política Cultural. 

O encontro, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Fundação José Augusto e Fundação Parnamirim de Cultura tem como objetivo explicar melhor como funciona o processo eleitoral do CNPC e discutir o aperfeiçoamento de políticas. "Durante todo este sábado, nós estaremos realizando cadastros de eleitores, inscrições de candidatos e votação", disse o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes. 

Os setores que estão concorrendo às eleições nesse encontro são: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro, num total de 16 áreas. Ao final, cada área deve ter no mínimo, um delegado eleito (dependendo do número de inscritos em cada setor). 

Até 30 inscritos na respectiva área, elege-se um delegado para o Fórum Nacional Setorial; de 31 a 100 inscritos, são eleitos dois delegados e a partir de 101 inscritos, são eleitos três delegados. Os Fóruns nacionais acontecem no mês de novembro, nos estados do Rio de Janeiro, Brasília e Pernambuco. 

Os artistas de Parnamirim compareceram ao encontro. O grupo cultural de capoeira “Grito Social” do bairro Liberdade reforçou a ideia do evento. "É uma oportunidade que nós temos de participar e ajudar a fortalecer os nossos movimentos culturais", disse Rayssa Mayara, em nome do grupo, que desenvolve aulas gratuitamente há dois anos no bairro e conta com 25 alunos. 

Na oportunidade, também estão acontecendo apresentações culturais, palestras e rodas de conversa, com a presença do diretor da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico e artistas locais.


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+