Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim reforça prevenção e combate ao glaucoma - 24/09/2015

Prevenir e alertar à população de Parnamirim sobre as causas da cegueira são os objetivos do mutirão de atendimentos gratuitos, que está sendo realizado nesta quinta e prossegue até amanhã (25), das 8h às 15h, na Unidade Básica de Saúde(UBS), no bairro Santa Tereza. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) - ofertado pelo Programa Estadual do Glaucoma, do governo federal.

Cerca de 400 pessoas deverão ser atendidas durante os dois dias de mutirão. "O foco dessa ação é ampliar e mobilizar  as pessoas para prevenirmos e combatermos as causas desse problema que pode causar a cegueira", explica técnica de equipe do glaucoma, Aurislânia Karla.

Na oportunidade, para alertar à população sobre as causas e as medidas de detecção da doença, profissionais de Saúde estão realizando o chamado teste de risco, a fim de diagnosticar as pessoas com maiores chances de adquirir o glaucoma e encaminhá-las aos exames. Além disso, os pacientes portadores de glaucoma podem ter acesso a atendimento com verificação de pressão ocular e fundoscopia( fundo do olho).

Os pacientes diagnosticados com glaucoma recebem medicação gratuita. "Descobri o glaucoma há dois anos. E, é fundamental esse acompanhamento, pois a distribuição gratuita do colírio evita que eu compre", disse a aposentada Ionice de Paula, de 72 anos.

O mutirão é realizado a cada três meses no município.

Glaucoma


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira em todo o mundo, sendo uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual.

A doença é caracterizada como uma lesão progressiva dos nervos óticos, responsáveis por levar os impulsos luminosos ao cérebro. Em um primeiro momento, a pessoa percebe o começo da perda da visão lateral e, em um segundo momento, manchas podem se formar na parte frontal do olho. Em seguida, as manchas nos olhos podem aumentar, desencadeando o último estágio da doença, que pode culminar na perda total da visão.

Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+