Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Estudantes participam de tertúlia no cajueiro de Pirangi - 22/09/2015

Alunos da rede pública municipal realizaram na tarde desta terça-feira (22) uma tertúlia literária chamada "O cajueiro floresce poesia" no cajueiro de Pirangi do Norte. 


Cerca de 120 alunos das Escolas Municipais Erivan França, Raimunda Maria, Brigadeiro Eduardo Gomes e Maria Francinete Saraiva se reuniram para declamar poemas em homenagem à arvore. Também estiveram presentes professores, coordenadores e diretores das escolas.

O evento foi realizado pelo projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura" da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). A coordenadora do projeto, Maria José, enfatizou que o ato é alusivo ao dia da arvore, que foi comemorado ontem. "Nosso objetivo é dar um abraço na natureza e nada mais adequado que a gente faça aqui no cajueiro, um dos bens naturais mais importantes no nosso município, e que é por si só uma poesia", destacou.

Os estudantes se reuniram na matriz da arvore onde declamaram o cordel "O cajueiro de Pirangi" do cordelista José Acaci, que acompanhou os alunos na ocasião. Os estudantes também realizaram apresentações com a declamação de vários poemas, sempre com o foco voltado para o cajueiro e para o meio ambiente. Os turistas e visitantes que passeavam pelo cajueiro aproveitaram para prestigiar o ato. Também foi distribuído uma cópia do cordel para os presentes. 

Um dia para a preservação

O cajueiro de Pirangi é considerado pelo Guiness Book o maior cajueiro do mundo. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m² com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. O seu tamanho é o equivalente ao de 70 cajueiros.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação ambiental, simbolizada na arvore. A data é alusiva ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+