Estudantes participam de tertúlia no cajueiro de Pirangi - 22/09/2015
Cerca de 120 alunos das Escolas Municipais Erivan França, Raimunda Maria, Brigadeiro Eduardo Gomes e Maria Francinete Saraiva se reuniram para declamar poemas em homenagem à arvore. Também estiveram presentes professores, coordenadores e diretores das escolas.
O evento foi realizado pelo projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura" da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). A coordenadora do projeto, Maria José, enfatizou que o ato é alusivo ao dia da arvore, que foi comemorado ontem. "Nosso objetivo é dar um abraço na natureza e nada mais adequado que a gente faça aqui no cajueiro, um dos bens naturais mais importantes no nosso município, e que é por si só uma poesia", destacou.
Os estudantes se reuniram na matriz da arvore onde declamaram o cordel "O cajueiro de Pirangi" do cordelista José Acaci, que acompanhou os alunos na ocasião. Os estudantes também realizaram apresentações com a declamação de vários poemas, sempre com o foco voltado para o cajueiro e para o meio ambiente. Os turistas e visitantes que passeavam pelo cajueiro aproveitaram para prestigiar o ato. Também foi distribuído uma cópia do cordel para os presentes.
Um dia para a preservação
O cajueiro de Pirangi é considerado pelo Guiness Book o maior cajueiro do mundo. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m² com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. O seu tamanho é o equivalente ao de 70 cajueiros.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação ambiental, simbolizada na arvore. A data é alusiva ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM