Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

2ª conferência discute eixos de inclusão da pessoa com deficiência - 18/09/2015

Com o tema "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos", a Secretaria  de Assistência Social (Semas) realizou nesta sexta-feira (18), a segunda Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo discutir eixos da inclusão social para implementação de políticas. O evento acontece até as 17h na UNP, no bairro Santos Reis.

Durante a conferência serão debatidos três eixos. O primeiro está subdividido em dois subgrupos: Gênero, deficiência, diversidade sexual e gerencial; raça e deficiência. O segundo eixo terá como tema: órgãos gestores e instâncias de participação social. Já o terceiro discutirá: a interação entre os poderes e entes federados.

"A ideia desse encontro é articular as discussões sobre as pessoas com deficiência no município para incluirmos no Plano Nacional, articulando diferentes órgãos do governo federal para implementação de políticas  no segmento e mostrarmos que Parnamirim assegura os direitos", explica a presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência, Layse Lins.

Seu Antonio Fonseca, de 51 anos, é deficiente físico e fez questão de participar da conferência. Ele é presidente da Associação de Pais e Amigos dos deficientes de Parnamirim (APADP). "Há três anos que estou a frente desse movimento e é  muito importante esse momento para concentrarmos as discussões em torno dos direitos que são assegurados por lei", disse.

A Semas dispõe do Conselho da Pessoa com Deficiência. Lá, são realizadas reuniões semanais, que visam planejar ações de fortalecimento para a expansão e inclusão dos deficientes em programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada - BPC.

A abertura da conferência contou com a presença da titular da pasta de Assistência Social, Mara Virgínia, as adjuntas Josiane Bezerra e Layse Lins(presidente do conselho). Além do adjunto de Turismo e Esporte, Antonio Miguel, que representou o prefeito Maurício, representantes do conselho estadual  da pessoa com deficiência e a palestrante da ação e diretora da Fundação José Augusto, Laissa Costa e população em geral.

Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+