Programa Bem Viver chega ao bairro Jardim Planalto - 17/09/2015

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), mais uma edição do programa Bem Viver, que tem como objetivo a prevenção e detecção do câncer do colo de útero e do câncer de próstata. A ação acontece até às 17h na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Planalto. A expectativa é que os resultados dos exames fiquem prontos no período de 30 dias.

Com início em 2010, o programa Bem Viver busca municípios afastados da zona urbana para através da prevenção diminuir a incidência desses dois tipos de câncer. Mesmo Parnamirim estando localizada na região metropolitana, os agentes comunitários mobilizaram moradores do perímetro rural da cidade. A meta durante o dia é chegar a 500 exames.

As parcerias têm sido uma estratégia da pasta. "Já realizamos normalmente esses exames na nossa rede,  mas parcerias com essa são uma ótima oportunidade de melhorar ainda mais a qualidade de vida do parnamirinense", afirmou o secretário municipal de Saúde, Henrique Costa.

O pintor Luiz Antônio Silvestre realizou pela segunda vez o PSA. "É preciso se cuidar e não tem isso de preconceito não", comentou o morador do bairro Liberdade. Já a dona de casa Jaciane de Souza gostou da possibilidade de aliar os cuidados com a saúde ao bem estar.

Para motivar a participação das mulheres e homens e promover a autoestima foram oferecidos serviços como corte de cabelos e cuidados com as unhas. Finalizando o fim das atividades, todas as pessoas que realizaram os exames de prevenção receberam kits de beleza compostos por produtos de higiene.

Tipos de câncer são comuns

O câncer do colo do útero é muito frequente e apresenta altas taxas mortalidade nos países em desenvolvimento. É o segundo câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama, sendo responsável por cerca de 500 mil casos novos e pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam uma incidência de 17.540 casos novos de câncer cervical somente para o ano de 2012 entre as mulheres brasileiras.

Já o câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra constitui-se um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Postado Por: Jefferson Bezerra