Crianças do Centro de Convivência de Passagem de Areia conhecem Barreira do Inferno - 17/09/2015
No Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), os alunos tiveram a oportunidade de assistir as explicações do sargento Roberto Hugo que mostrou como é feito o lançamento dos foguetes, explicou o processo de arremesso deles e esclareceu o papel da Barreira do Inferno. “A função do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é reparar, rastrear e lançar foguetes. Temos uma localização privilegiada pois existem poucas casas próximo ao Centro e aqui faz mais de 300 dias de sol durante o ano. Por isso Natal foi escolhida para esta missão”, enfatizou.
Após a palestra do sargento, as crianças assistiram vídeos educativos que mostraram na prática o lançamento desses foguetes, apreciaram as roupas de um astronauta e conheceram o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina. Além disso, os alunos foram levados as dependências do Centro de Lançamento de foguetes dentro da Barreira do Inferno e puderam conhecer as falésias que deram nome ao Centro.
A diretora Maura Melo, explicou que o passeio faz parte do projeto Formando Cidadãos Conscientes, que tem como objetivo levar estas crianças e adolescentes a um conhecimento ampliado sobre a cidade onde vivem. "Eles fazem passeios que além do lazer estimula e enriquece seus conhecimentos", explicou. A usuária Isis Bianca Melo, 11, gostou muito do passeio: "O que mais gostei foi de aprender o porquê do nome Barreira do Inferno", disse. Já Isaque Gabriel da Fonseca afirmou que foi o melhor passeio que ele fez. "Achei a praia muito bonita e o que mais gostei foi de aprender sobre os foguetes", afirmou.
O CCEIT foi concretizado de uma parceria entre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a Prefeitura de Parnamirim. È um espaço de pesquisa que conta com painéis fotográficos, peças originais e réplicas dos foguetes lançados na Barreira do Inferno além de contar com a exposição de peças do projeto TAMAR, enfatizando a preservação e importância deste projeto.
Postado Por:
Juliana Grace
Fotografia de:
ASCOM