Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Crianças do Centro de Convivência de Passagem de Areia conhecem Barreira do Inferno - 17/09/2015

Esta quarta-feira, 16, foi de muito aprendizado para as crianças que fazem parte do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Passagem de Areia. Cerca de 80 crianças entre 6 e 15 anos fizeram uma visita ao museu da Barreira do Inferno e aprenderam um pouco mais sobre a história do museu, lançamento de foguetes e as atividades desenvolvidas pelo Centro.


No Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT),  os alunos tiveram a oportunidade de assistir as explicações do sargento Roberto Hugo que mostrou como é feito o lançamento dos foguetes, explicou o processo de arremesso deles e esclareceu o papel da Barreira do Inferno. “A função do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é reparar, rastrear e lançar foguetes. Temos uma localização privilegiada pois existem poucas casas próximo ao Centro e aqui faz mais de 300 dias de sol durante o ano. Por isso Natal foi escolhida para esta missão”, enfatizou.

Após a palestra do sargento, as crianças assistiram vídeos educativos que mostraram na prática o lançamento desses foguetes, apreciaram as roupas de um astronauta e conheceram o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina. Além disso, os alunos foram levados as dependências do Centro de Lançamento de foguetes dentro da Barreira do Inferno e puderam conhecer as falésias que deram nome ao Centro.

A diretora Maura Melo, explicou que o passeio faz parte do projeto Formando Cidadãos Conscientes, que tem como objetivo levar estas crianças e adolescentes a um conhecimento ampliado sobre a cidade onde vivem. "Eles fazem passeios que além do lazer estimula e enriquece seus conhecimentos", explicou. A usuária Isis Bianca Melo, 11, gostou muito do passeio: "O que mais gostei foi de aprender o porquê do nome Barreira do Inferno", disse. Já Isaque Gabriel da Fonseca afirmou que foi o melhor passeio que ele fez. "Achei a praia muito bonita e o que mais gostei foi de aprender sobre os foguetes", afirmou.

O CCEIT foi concretizado de uma parceria entre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a Prefeitura de Parnamirim. È um espaço de pesquisa que conta com painéis fotográficos, peças originais e réplicas dos foguetes lançados na Barreira do Inferno além de contar com a exposição de peças do projeto TAMAR, enfatizando a preservação e importância deste projeto. 


Postado Por: Juliana Grace
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+