Conselho da merenda escolar prepara relatório - 10/09/2015
O presidente do conselho, professor Eduardo Ramos, conta que foram visitadas 34 unidades entre escolas e centros infantis. "Nessas visitas nós observamos aspectos como higienização, recebimento, validade dos alimentos, estoque e estrutura das cozinhas. Também utilizamos questionários para fazer avaliações junto aos profissionais de cada unidade escolar", detalha.
Eduardo destaca também que o conselho atua detectando problemas estruturais que são repassados para a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) responsável por realizar reparos. A Semec também atua como parceira nessa ação, disponibilizando nutricionistas para avaliar a merenda durante as visitas.
Além de Eduardo, fazem parte da comissão de visitação as escolas, Francisco Carneiro e Frank Júnior, representantes da sociedade civil, e Edilson Onório em representação aos pais. O conselho é parte representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O relatório está em fase de conclusão. Quando finalizado deverá ser entregue e debatido com a Secretária de Educação Vandilma Oliveira, e em seguida será encaminhado ao Prefeito Mauricio Marques.
Eficiência e sustentabilidade
Atualmente a merenda escolar é entregue semanalmente o que reduz a possibilidade de desperdício. Também são realizados ajustes de acordo com a demanda de cada gênero alimentício.
A merenda escolar, por lei, deve ser composta no mínimo de 30% através da agricultura familiar e o restante por pregão. Em Parnamirim existe valorização da agricultura familiar, que chega a representar 40% da merenda.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM