Parnamirim tem o menor Índice de Vulnerabilidade do Nordeste - 03/09/2015

Parnamirim é a primeira cidade do Nordeste (dos municípios com mais de 50 mil habitantes) com menor  Índice de Vulnerabilidade Social de acordo  com o Atlas da Vulnerabilidade dos Municípios Brasileiros/2015, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O município siau de de 0,379 em 2000 para 0,247 em 2010. Os números mostram o compromisso que a atual administração tem com a inclusão social.

Para o prefeito Maurício Marques esse é o resultado de um trabalho planejado e um incentivo para se trabalhar ainda mais em busca das melhorias dos indicadores. "Investimos em estrutura, em pessoal e implantamos programas essenciais para melhorar a qualidade de vida dos parnamirinenses", justificou.

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é composto por 16 indicadores divididos em três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano, e renda e trabalho. A publicação aponta o avanço dos indicadores em todas as dimensões, refletindo a ampliação do acesso, pela população, aos direitos sociais.

Em Parnamirim, a estruturação dos serviços na área de saúde e na área social foram fundamentais para esse resultado.A Maternidade Divino Amor, por exemplo,  dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade do Divino Amor com atendimento especializado para bebês prematuros e necessidade de cuidados especiais. Os recém-nascidos são assistidos por uma equipe multidisciplinar até completarem 28 dias de vida - dependendo da complexidade e podendo ficar até dois anos em acompanhamento. Até junho deste ano, 142 pacientes foram atendidos pela UTI, numa média de 20 mensalmente.  Essa estrutura permite assim melhorar os índices referentes à mortalidade infantil.A Secretaria de Assistência Social também contribuiu para a melhoria dos índices ao implantar o Núcleo de Práticas Restaurativas, o Núcleo de Psicossocial e de Ações Socioeducativas, o de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) e diversas ações desempenhadas pelos CRAS e CREAs.

No item infraestrutura urbana, Parnamirim se destacou ao ampliar o acesso ao serviço de coleta de lixo e se preocupar com a implantação de uma estação de transbordo.A Educação em Parnamirim tem voltado toda a sua atenção para projetos como "Fora da Escola Não Pode" e "Aluno Presente", justamente para manter o estudante nas escolas, garantindo o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. O resultado é mostrado na prática com uma rede municipal de ensino composta por mais de 30 mil estudantes.

Dos 167 municípios potiguares, 28% tiveram evolução, variando de 0,181 e 0,377, à frente de Piauí, Ceará e Pernambuco, com mais de 20% de seus municípios nesta faixa. O Maranhão é o estado nordestino que mais evoluiu, com redução do IVS em 0,163, mas detém um índice acima do RN: 0,521 (na faixa de muito alta vulnerabilidade).

Postado Por: Yara Okubo