Secretaria de Saúde promove ação no CDP feminino - 02/09/2015
Levar saúde, bem-estar e mais qualidade de vida para as reeducandas à disposição do Centro de Detenção Provisório Feminino de Parnamirim, no bairro Parque Industrial. Esse foi o objetivo das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), que realizou na manhã desta quarta-feira (2) uma ação especial de caráter preventivo e educativo na unidade.
Na oportunidade, mais de 90 detentas foram beneficiadas com exames preventivos de colo do útero (Papa Nicolau) e informações sobre os serviços oferecidos à saúde da mulher.
"O nosso propósito é colocar em foco o atendimento da saúde da mulher. Além disso, trazer e mostrar todos os serviços que elas têm direito", frisa a gerente do Programa de Saúde da mulher da Sesad, Fabíola Marques.
Kenya Rocha, gerente de saúde prisional, conta que o município assegura todos os cuidados à saúde das detentas. "Nós encontrávamos dificuldades para realizar o atendimento, pois muitas mulheres davam entrada na unidade prisional com problemas de identificação, o que impossibilitava um acolhimento básico. Hoje, nós já conseguimos ampliar os serviços e realizar o atendimento necessário", explica.
A ação foi desenvolvida pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Estratégia, Saúde da mulher e prisional da Sesad.
Em Parnamirim, além dos atendimentos preventivos, as detentas recebem acompanhamento pré-natal, coleta de exames e ações de educação.
Postado Por:
Jefferson Bezerra
Fotografia de:
ASCOM