Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura e MPE se unem para enfrentar o problema das drogas - 31/08/2015

Uma reunião entre promotores e o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, hoje, 31, no Centro Administrativo, definiu o plano de ação para enfrentamento das drogas no município. 


O trabalho é fruto de uma parceria entre o Ministério Público e o Executivo, firmada em maio desse ano, e que agora começa a tomar forma com a implantação de três programas: Redes, Fortalecendo Famílias e Tamo Juntos.Com a presença do procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, as promotoras apresentaram ao prefeito Maurício Marques a importância dos três programas e a necessidade de se criar um comitê gestor, um sistema municipal de políticas públicas sobre drogas e a criação de um fundo para captar recursos para aplicar nos projetos que tem como objetivos cuidar dos danos causados pelas drogas.


A promotora Iara Pinheiro explicou que essa parceria foi firmada inicialmente com três prefeituras: Natal, Mossoró e Parnamirim. E, se colocou à disposição da administração para orientar e sistematizar todo o processo para que a Prefeitura possa implementar as ações.  Segundo ela, o projeto Redes - desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça é vinculado aos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e tem como proposta permitir a organização dos diversos setores de forma integrada.


"A figura de um articulador irá possibilitar fazer um diagnóstico do que o município dispõe, como fazer a integração das secretarias e dos serviços, além de capacitar os profissionais", justificou.O mesmo ocorrerá com os outros dois projetos como o Fortalecendo Famílias, uma espécie de terapia em grupo realizado nas escolas da rede municipal e o Tamo Juntos. 


O prefeito Maurício Marques mostrou-se bem receptivo aos projetos e juntos chegaram ao consenso que a presidência do Comitê Gestor a ser criado deverá ser desempenhada pelo secretário de Saúde, Henrique Eduardo Costa e a vice-presidência ficará a cargo da secretária de Assistência Social, Mara Noga.


Os projetos envolvem diversas secretarias municipais: Saúde, Semas, Turismo, Educação e Planejamento. Ficou definido durante a reunião que o próximo encontro entre secretários e representantes do Ministério Público será no dia 14, às 15 horas, no Centro Administrativo.Participaram da reunião: Isabelita Garcia (Infância e Juventude); Luciana Maciel (Educação); Sandra Angélica (Infância e Juventude); Iveslusca Xavier (Cidadania); Iara Pinheiro (Saúde); Luciana D’Assunção (Criminal); Eudo Leite (Ampern) e Rinaldo Reis (procurador-geral de Justiça), além de todos os secretários municipais.  


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+