População participa de audiência pública sobre construção de shopping - 31/08/2015

Na manhã desta segunda-feira, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim realizou no auditório da SESAD (Secretaria de Saúde) uma audiência pública sobre a instalação de um shopping center na cidade. A audiência é uma das fases do licenciamento ambiental e visa abrir diálogo com a população sobre as modificações nos arredores da construção. Além disso, apontar soluções de como é possível minimizar os impactos sonoras e no trânsito.

"É importante a participação da população para interagir e tirar as dúvidas sobre a construção desse shopping às margens da BR-101, em Emaús. Esse é o momento onde os empreendedores apresentam o projeto e a viabilidade para o município", afirmou o secretário da SEMUR, Rogério Santiago.

Os representantes da empresa 5R, responsável pela construção do shopping center, estiveram na audiência para explicar os detalhes do empreendimento. "Há dois anos estamos nesse processo de estudos e análise para instalar o shopping em Parnamirim. Identificamos que a cidade está em constante crescimento e oferece uma boa estrutura. Por isso escolhemos o município para implantar nosso primeiro empreendimento na região Nordeste", contou o Presidente do grupo 5R Shoppings Centers, Felipe Fulcher.

Pedro Madeira é morador da Rua Jerusalém, em Emaús. A via fica ao lado do terreno onde será construído o shopping. Ele disse que veio para a audiência para entender o que será feito próximo a sua residência. "Gostaria de saber como os impactos na região serão minimizados, como por exemplo o barulho, a grande quantidade de poeira e outras questões relacionadas as obras. Sou a favor da construção e dos benefícios que vai trazer para nosso bairro", disse o morador.

Diversos órgãos municipais e estaduais participaram da reunião, entre eles o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte). "Faremos a fiscalização da obra antes e depois da construção para saber se tudo está regularizado de acordo com o projeto apresentado", falou a vice-presidente do CREA, Ana Adalgisa Dias.

A expectativa é que as obras do shopping Praça das Dunas inicie até 2016, após a conclusão de todas as etapas de licenciamento ambiental e urbanístico. Cerca de 2500 vagas de empregos diretos e indiretos serão abertas apenas para a construção do empreendimento e mais 4500 para o funcionamento do local. O investimento no projeto ultrapassa 300 milhões de reais.

Postado Por: Myllena de Pontes