Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Crianças do CRAS Monte Castelo visitam Museu do brinquedo popular - 21/08/2015

Em atividade realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), 24 crianças dos serviços de fortalecimento de vínculos do Centro de Referência (CRAS) do bairro Monte Castelo, visitaram o Museu do Brinquedo Popular e da Brincadeira, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Cidade Alta), na tarde desta sexta-feira, 21.


De acordo com a assessora da Semas, Jeane Pinheiro, a visita é um momento lúdico onde as crianças podem observar como eram os brinquedos e as brincadeiras de antigamente. "É uma atividade que fortalece o que eles vivenciam no Cras, através do resgate dos brinquedos e costumes antigos, que são bem diferentes dos produtos eletrônicos de hoje", explica.

O transporte das crianças, na faixa etária dos 5 aos 13 anos, foi providenciado pela Prefeitura. Elas foram acompanhadas por duas facilitadoras da Semas que monitoraram a visita.

Durante o passeio, as crianças tiveram contato com brinquedos artesanais, muitos deles que eram produzidos pelas próprias crianças, como patinetes, carrinhos de rolimã e skates, instrumentos musicais e outras brincadeiras e jogos simples típicos do nosso estado e da região, que faziam a festa das crianças de outras gerações. 

Sobre o Museu

Coordenado pelo Núcleo de Estudos Culturais da Ludicidade Infantil (NECLI) O Museu do Brinquedo Popular abriga um acervo de cerca de 300 brinquedos e brincadeiras inventariados em mais de 60 municípios norte-rio-grandenses por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN. 

Trata-se de vestígios materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de fazer: brinquedos sonoros e musicais (gaita de talo de mamoeiro), bonecos e acessórios (camas de quenga de coco, soldadinhos de castanho de caju), representações de animais (curral de ossos), miniaturas de utensílios domésticos (móveis de caixas de fósforo), armas (arapuca, arco e flecha), transportes (barcos e jangadas, breque ou guidom, trem de lata de sardinha) e os mais diversos jogos (carrapeta, pião, peteca, biloca, futebol de botão), etc.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+