Crianças do CRAS Monte Castelo visitam Museu do brinquedo popular - 21/08/2015
De acordo com a assessora da Semas, Jeane Pinheiro, a visita é um momento lúdico onde as crianças podem observar como eram os brinquedos e as brincadeiras de antigamente. "É uma atividade que fortalece o que eles vivenciam no Cras, através do resgate dos brinquedos e costumes antigos, que são bem diferentes dos produtos eletrônicos de hoje", explica.
O transporte das crianças, na faixa etária dos 5 aos 13 anos, foi providenciado pela Prefeitura. Elas foram acompanhadas por duas facilitadoras da Semas que monitoraram a visita.
Durante o passeio, as crianças tiveram contato com brinquedos artesanais, muitos deles que eram produzidos pelas próprias crianças, como patinetes, carrinhos de rolimã e skates, instrumentos musicais e outras brincadeiras e jogos simples típicos do nosso estado e da região, que faziam a festa das crianças de outras gerações.
Sobre o Museu
Coordenado pelo Núcleo de Estudos Culturais da Ludicidade Infantil (NECLI) O Museu do Brinquedo Popular abriga um acervo de cerca de 300 brinquedos e brincadeiras inventariados em mais de 60 municípios norte-rio-grandenses por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN.
Trata-se de vestígios materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de fazer: brinquedos sonoros e musicais (gaita de talo de mamoeiro), bonecos e acessórios (camas de quenga de coco, soldadinhos de castanho de caju), representações de animais (curral de ossos), miniaturas de utensílios domésticos (móveis de caixas de fósforo), armas (arapuca, arco e flecha), transportes (barcos e jangadas, breque ou guidom, trem de lata de sardinha) e os mais diversos jogos (carrapeta, pião, peteca, biloca, futebol de botão), etc.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM