Campanha de vacinação é aberta em Jardim Planalto - 15/08/2015

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) deu início na manhã deste sábado, 15, à campanha de vacinação contra poliomielite na Unidade de Saúde Básica do bairro Jardim Planalto. São 65 polos de vacinação distribuídos pelo município que receberão as ações da campanha até o fim do mês.

A abertura contou com participação do Secretário de Saúde, Henrique Costa, que além de aplicar algumas vacinas, explicou a meta de vacinação no município. "Pretendemos imunizar 15.137 crianças na faixa etária de 6 meses a cinco anos. Conclamamos os pais que tragam suas crianças para que possamos manter a pólio erradicada no Brasil e em Parnamirim", convocou.

O Coordenador de Promoção à Saude da Sesad, Moizes Campos, ressaltou que os 65 polos de vacinação estão sediados nas 28 unidades de saúde do município, oito escolas municipais e mais 29 postos distribuídos em estabelecimentos como supermercados e farmácias. Cerca de 330 profissionais da saúde estão sendo mobilizados para a campanha.

A pequena Melany de Castro de quatro anos estava ansiosa para tomar a vacina. Acompanhada da mãe Glenda Castro, ela explicou a importância das gotinhas. "É para não ficar doente", resumiu.

Além da aplicação de vacina contra pólio, os postos estão promovendo a atualização do cartão de vacina para quem está em atraso. Também estão sendo aplicadas doses da Vacina A, que aumenta a imunidade das crianças.

A Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

Confira as escolas que serão postos de vacinação:

Escola Municipal Maria Fernandes Saraiva (Bela Parnamirim)

Escola Municipal Limirio Cardoso (Bela Parnamirim)

Escola Municipal Eulina Augusta ( Nova Esperança)

Escola Municipal Eva Lúcia  (Parque de Exposição 1)

Escola Municipal Antonio Basílio (Passagem de Areia)

Núcleo Educacional Joana Alves (Cajupiranga)

Escola Municipal Jussiê Santos (Santa Tereza)

Escola Municipal Francisca Bezerra (Liberdade)

Serviço:

O quê: Campanha de vacinação contra poliomielite

Quando: De 15 a 31 de agosto

Local: Em todas as unidades de saúde,escolas municipais e estabelecimentos comerciais, das 8h às 17.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo