Alunos participam de cerimônia regional da OBMEP - 13/08/2015

Estudantes da rede municipal de ensino estiveram presentes na tarde desta quinta-feira, 13, na solenidade regional de entrega de medalhas e certificados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento foi realizado no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE) Aluízio Alves, no bairro Cidade da Esperança em Natal.

A solenidade contou com presença de estudantes do ensino fundamental de cidades de todo o estado que obtiveram um bom resultado na edição das Olimpíadas realizada ano passado. Um dos destaques é Thyarlison Hyurishardson de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Emérito Nestor Lima. Ele conseguiu a medalha de ouro e está entre os 200 melhores alunos do ensino fundamental, sendo o único do estado com médias nacionais na disciplina.

Thyarlison conta que antes do ouro, já havia ganhado a medalha de bronze na edição anterior, e como prêmio recebeu uma bolsa de Iniciação Científica do PIC- Programa de Iniciação Científica do Ministério da Educação, o que lhe motivou a ir mais longe. "Quando participei do PIC foi que me dei conta do quanto gostava da matemática, e ganhar o ouro foi uma experiência fantástica. Pretendo seguir carreira científica", relata.

A Secretária Municipal de Educação, Vandilma Oliveira, esteve presente no evento e não poupou elogios à Thyarlison. "Uma conquista dessas, em uma competição tão difícil, é a prova de que estamos seguindo o rumo certo na educação de Parnamirim. Thyarlison ainda tem muito a percorrer, mas é certo que ele está sendo bem guiado. Esperamos que ele sirva de exemplo à todos os estudantes", elogiou.

A diretora da Escola Nestor Lima, Arimaria Carolina, falou que Thyarlison vem de uma família humilde, mas que dá todo o apoio necessário para que ele se desenvolva. "É um grande orgulho o reconhecimento do trabalho. Ele é um menino muito esforçado e que sempre corre atrás dos seus sonhos", explicou.

Outros alunos da rede pública estiveram no evento para receber menção honrosa pela boa qualificação no certame. É o caso dos estudantes Iris de Souza Silva, Igor de Souza Silva e Paulo Milton Beserra, todos da Escola Municipal Ivanira Paisinho, que conseguiram passar para a segunda fase da olimpíada. Outro aluno condecorado com a menção foi João Gabriel Nobrega, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Ele estava acompanhado do pai, José de Paula Junior, que era só orgulho. "Ver meu filho receber uma menção honrosa em algo tão importante assim é uma benção", comemorou.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo