Ator mineiro debate produção teatral no Laboratório de Cena - 11/08/2015
A inciativa promoveu uma oficina com a ator e diretor mineiro Chico Pelúcio, integrante do grupo Galpão (MG), uma das mais renomadas companhias teatrais de vanguarda do país.
Além do Galpão, Pelúcio dirigiu diversas companhias, entre elas, Cia Burlantins, Circo Roda de SP, Camaleão Grupo de Dança e vários espetáculos do Oficinão, projeto do centro cultural Galpão Cine Horto onde é o atual diretor.
O artista relatou a experiência artística desenvolvida pelo grupo e os caminhos e ferramentas necessárias para que atores e produtores de Parnamirim possam desenvolver sua produção teatral, independentemente do cenário existente.
Cerca de 30 aprendizes que participam do projeto ouviram atentamente a explanação do artista mineiro que apresentou um vídeo sobre ahistória e obra do Galpão.
"Vim aqui para fazer um estudo de caso e relatar a nossa experiência teatral de 33 anos e afirmar aos participantes desse experimento que podemos fazer teatro mesmo quando não há incentivos. Essa é uma grande oportunidade pra uma troca de conhecimentos que trará bons frutos em breve",prevê Chico Pelúcio.
Os frutos são do Laboratório de cena deverão vir em 2016 quando os aprendizes apresentarão um trabalho artístico resultado do projeto que poderá ser converter em um espetáculo ou em uma mostra audiovisual.
"Temos a firme esperança de que este projeto resulte uma formação sistematizada teatral e de plateia em Parnamirim", aposta Haroldo Gomes, presidente da Fundação Parnamirim de Cultura.
O Laboratório de Cena segue com aulas, oficinas e debates às terças, quintas e sábados no Cine Teatro. Nesta quinta (13) o projeto recebe a partir das 18h30 a atriz Charo Francés, integrante do Grupo de Teatro Malayerba, de Quito, Equador. A artista de teatro internacional que falará sobre sua vivência artística em países como Porto Rico, Espanha e Estados Unidos.
Postado Por:
Moises de Lima
Fotografia de:
ASCOM