6ª conferencia discute política social para os próximos 10 anos - 07/08/2015

Projetar o direcionamento da política social para os próximos 10 anos em Parnamirim. Essa foi a principal discussão da sexta Conferência da Assistência Social, realizada pela Secretaria  Municipal de Assistência Social (Semas), nesta sexta-feira (7), no núcleo da UnP, no bairro de Santos Reis. Com o tema "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026", o evento está discutindo durante todo o dia o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A solenidade de abertura reuniu a titular da Semas, Mara Virginia, as adjuntas Josiane Bezerra e Layse Lins, o secretário de obras Naur Ferreira, que representou o prefeito, representantes da sociedade civil e do conselho de Psicologia e vereadores. Além de profissionais da rede assistencial.

Mara Virginia frisou a importância da conferência e dos avanços conquistados na área social. "É de fundamental importância esse encontro, pois Parnamirim deu um salto significativo com a implantação  de nove CRAS, implementação do CREAS, Centro Pop, Albergue noturno, consolidação dos benefícios eventuais, entre outros", destacou a secretária de Assistência Social.

Em nome do prefeito Maurício, o secretário Naur Ferreira lembrou  que apesar da crise acentuada vivida pelos municípios, "Parnamirim manteve os investimentos na área social, garantindo os avanços e garantias dos direitos assistenciais".

Durante a conferência estão sendo enfatizadas as  discussões feitas durante as cinco pré-conferências realizadas nas unidades integradas dos CRAS. Além disso, alguns objetivos principais serão abordados, como: identificar questões sociais de vulnerabilidade entre as famílias dos municípios garantindo acesso a direitos sociais como Educação, Saúde, Habitação e Urbanização; identificar os desafios da implementação do SUAS, cobertura de atendimento e cofinanciamento, considerando o modelo de federalismo brasileiro e debater estratégias para potencializar a defesa de direitos.

Ao final, serão divididos grupos para a construção das diretrizes do Plano Decenal 2016-2026 do SUAS e eleição dos delegados.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), completa este ano uma década de existência e sua principal função é proporcionar o acesso da população aos direitos socioassistenciais bem como fortalecer e ampliar políticas nacionais que reconheçam direitos àqueles que vivem em situações de maior vulnerabilidade.

A implementação do Sistema Público resulta da decisão política que prioriza a atenção às populações mais vulneráveis almejando a construção de uma sociedade mais igualitária e de adoção de um modelo de desenvolvimento econômico mais inclusivo.

Postado Por: Jefferson Bezerra