Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Assistência Social vive um novo momento em Parnamirim - 30/07/2015

Qual o Sistema de Assistência Social que temos e o que queremos? Essa foi a pergunta feita durante a sexta pré-conferência, realizada na manhã de hoje, 30, na unidade do CRAS, da Liberdade pela equipe da SEMAS.O evento é uma preparação para a Conferência Municipal, marcada para o dia 7 de agosto, na UnP, no bairro de Santos Reis. 

No CRAS da Liberdade, os participantes discutiram sobre o tema: Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016. Na ocasião, o público foi chamado à reflexão sobre o novo momento que a assistência social está vivendo. E, posteriormente, discutiram sobre as propostas a serem implantadas para melhorar o sistema no período de 2016 a 2026.

Cada município terá de apresentar 15 propostas, em cima da análise dos dez anos do SUAS. E, nesse período Parnamirim teve alguns avanços, como a implantação do CRAS Volante (itinerante) que transformou o município em uma referência. "Temos muito a melhorar, mas estamos no caminho", disse a assessora palestrante Edimar.

Desde 2013, a Assistência Social tem sido regida por um pacto federativo que apresenta 21 metas a serem cumpridas. Mas, vale salientar que tudo o que é desenvolvido no município precisa estar registrado no Plano Municipal de Assistência Social e no Plano Plurianual. Durante as discussões, o público também tomou conhecimento sobre a situação do Estado que não tem feito a lição de casa. Isso porque, a cada investimento nas unidades do CRAS, o Estado deveria co-financiar o mesmo valor. Entretanto, isso não vem acontecendo, o que dificulta a realização de ações como oficinas e capacitações para o pessoal que trabalha na rede de assistência.


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+