Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Laboratório já realizou mais de 3 mil exames citopatológicos - 29/07/2015

Pensando na qualidade de vida das mulheres de Parnamirim, a Secretaria de Saúde (Sesad) implantou em janeiro, o primeiro laboratório público de citologia oncótica no Rio Grande do Norte para realizar exames feitos durante o preventivo (papanicolau), cujo objetivo é detectar possíveis ocorrências de câncer. Segundo a Sesad, até o momento - mais de três mil exames já foram realizados - numa média de 100 por dia.

O exame, disponibilizado gratuitamente à população, é pioneiro no estado e investiga as lesões do colo do útero servindo como uma triagem simples de rastrear o câncer precoce, evitando o seu agravamento. "O laboratório de citologia é preparado para realizar todo o menu de exames, o que agiliza o diagnóstico preciso e possibilita o tratamento mais rápido possível", destaca o bioquímico, Bartolomeu Alves.

Os exames são colhidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhados para o laboratório, que conta com os setores de coloração e montagem de lâminas, leitura de exames e arquivo, e são assistidos por dois bioquímicos e uma técnica em citologia, durante três dias na semana. O resultado sai em 15 dias.

O serviço de citopatologia funciona no Laboratório de Análises Clínicas, localizado na Rua Dom Leme, Snº (atrás do CCPAR).

O Laboratório de Análises Clínicas realiza cerca de 350 atendimentos diariamente e uma média de 45 mil exames por mês, incluindo hemogramas simples, bioquímicos, parasitológicos, imunológicos, hepatites, pré-natal, entre outros.

Para saber mais sobre o serviço, ligue: 3644-8416/8417


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+