Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad promove 1º Simpósio sobre Hanseníase - 28/07/2015

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) realizou na manhã desta terça-feira (28), o primeiro Simpósio de Hanseníase, com o objetivo de atualizar os profissionais da rede e tornar a doença mais visível. O evento, que ocorreu no auditório da Sesad, reuniu o secretário de Saúde, Henrique Costa, juntamente de coordenadores municipais e o coordenador estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Paulo Roberto da Nóbrega. Além de enfermeiros do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e Estratégia.

"Com essa capacitação teremos um olhar diferenciado para essa doença silenciosa, que não diagnosticada pode causar danos irreparáveis à Saúde", frisa o titular da pasta Henrique Costa.

Durante o Simpósio, foram ministradas palestras sobre aspectos epidemiológicos e atenção integral à Hanseníase 1 e 2. Além disso, foi apresentado um conteúdo atualizado sobre prevenção de incapacidades e autocuidado.

"É importante que os profissionais foquem que  Hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e que se reduza o preconceito com relação à doença, pois os pacientes podem levar uma vida normalmente", enfatizou o palestrante e coordenador estadual de Hanseníase, Paulo Nóbrega.

De acordo com a Sesad, Parnamirim registrou 15 casos de Hanseníase em 2014. 

Hanseníase: os principais sintomas da doença são manchas na pele nas cores brancas, vermelhas ou marrons e também dormentes, ou seja, sem sensibilidade ao toque e a dor. Neste caso, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde para diagnóstico. O tratamento é gratuito e, dependendo da gravidade do caso, dura de 6 meses a 1 ano.


Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+