Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola Carlos Alberto realiza conferência literária - 23/07/2015

A Escola Municipal Senador Carlos Alberto realizou uma conferência literária na tarde desta quinta-feira, 23. O evento foi alusivo ao dia nacional do escritor que é comemorado no dia 25 de julho e contou com palestra do editor José Xavier Cortez, dono da editora Cortez.


A mediadora da sala de leitura, professora Aurinay Ferreira, explicou que o objetivo do evento é que os alunos se espelhem na bem sucedida história de vida do palestrante. Ela destaca que pela manhã o escritor Mizael de Souza Xavier também falou aos alunos. "Fizemos um trabalho em todas as salas de aulas onde lemos textos do Mizael e a biografia de José Cortez antes da conferência", detalha. 

O potiguar José Cortez é dono de uma das maiores editoras do país e também de uma trajetória cheia de superação.  Para ele, a leitura foi a responsável por transformá-lo naquilo que é hoje. Ele conta que desenvolve um projeto chamado "Rodas de conversas" onde palestra para estudantes e professores. Cortez é natural de Currais Novos, no seridó potiguar, e saiu de casa aos 17 anos para ganhar ao mundo. Sua editora já publicou mais de mil títulos, e tem papel relevante na educação brasileira. "É excelente estar de volta ao estado onde nasci, e tenho como missão poder colaborar para o desenvolvimento de novos leitores através da minha história de vida", pontua. 

O escritor Mizael Xavier, que é sobrinho de José Cortez, conta também que presença do escritor na escola é importante para fomentar não só a leitura, mas também a escrita. "É um incentivo para algo que falta aos jovens e adolescentes nos dias do hoje. Ler e escrever faz a mente da criança abrir e pensar melhor o mundo, a ir mais além", explica. Ele conta que seu livro "Memórias do silêncio" é usado na escola para trabalhar a questão de bullying entre os alunos.

Além de poder ouvir e conversar com o editor, os alunos da escola assistiram a um documentário que conta a biografia de José Cortez, que já lavou carros, trabalhou no garimpo, foi balconista, ingressou na marinha e se formou em economia antes de abrir a Cortez Editora e Livraria na capital paulista onde mora desde 1965. 


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+