Semas irá cadastrar catadores de lixo - 26/06/2015

Na manhã desta sexta-feira, 26, uma equipe de profissionais dos CRAS recebeu representantes da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (FUNDEP) no auditório da Secretaria se Assistência Social (SEMAS) para discutir a implementação do Projeto "Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do RN".

Este projeto é um convênio entre o Governo do Estado do RN e o Ministério do Trabalho e Emprego administrado pela FUNDEP e visa a adesão das prefeituras no sentido de promover a inclusão de catadores e seus familiares atuantes nas ruas e lixões, bem como fomentar empreendimentos econômicos solidários e ações no intuito de disponibilizar máquinas e equipamentos aos catadores.

Além disso, a FUNDEP irá assessorar esses catadores, disponibilizando uma qualificação profissional com a orientação de várias técnicas e manuseios sobre os materiais adquiridos nos lixões explicando a forma correta de separação, identificação e seleção dos materiais reutilizáveis e recicláveis.

Parnamirim, através dos profissionais dos CRAS da SEMAS está cadastrando os catadores de lixo do município para contabilizar essas pessoas e suas famílias e explicar as etapas do projeto, já que entre eles será escolhido um representante, mediante um processo seletivo que será realizado para representar a classe e com isso, ter acesso aos serviços disponibilizados pela FUNDEP.

O catador escolhido pela FUNDEP para presidir o projeto no município irá receber uma remuneração mensal de R$1.200,00 (hum mil e duzentos reais) para cooperar com as atividades a serem desenvolvidas pela Fundação, além de garantir que os catadores permaneçam no projeto assegurando desta forma uma melhor reutilização dos materiais colhidos.Não será necessária comprovação de escolaridade para participar do processo de seleção que ficará a cargo exclusivo da Fundação bem como a responsável direta pela remuneração da pessoa escolhida, sendo a Prefeitura responsável apenas pelo cadastramento dos catadores.

"Essa iniciativa irá dignificar a atividade dos catadores e de suas famílias, já que eles irão receber orientações sobre o que reutilizável e reciclável, bem como receber equipamentos que irão melhorar seu meio de atuação. Mas para isso, é necessário que esses catadores procurem os CRAS para fazer seus cadastros", ressaltou Guadaluph Medeiros.

Postado Por: Yara Okubo