Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Palestras detalham serviço Disque 100 - 25/06/2015

Qualificar os profissionais para que eles possam identificar as mais variadas formas de violência e abusos contra crianças e adolescentes. Esse foi o objetivo de uma série de palestras realizada na manhã desta quinta-feira (25), no núcleo integrado da UNP, no bairro de Santos Reis. A ação foi realizada pelo Núcleo de Controle e Monitoramento do Disque 100 de Parnamirim.

 O evento, que teve como parceiros a Prefeitura de Parnamirim,  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA),  Ministério Público,  Conselho Tutelar,  Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), Universidade Potiguar - UNP, Unimed, Conselho Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente (CONSEC), reuniu autoridades, agentes de Saúde e profissionais de Assistência Social.

O Presidente do COMDICA e Secretário de Saúde, Henrique Costa falou sobre a importância da ação."Nós estamos reunindo os agentes de Saúde e os demais profissionais, para mostrarmos o serviço disque 100 e instruí-los para que eles também sejam multiplicadores da ação", disse Costa.

Com o tema principal "ENFRENTAMENTO ÀS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: Prevenção, identificação de evidências e formas de denunciar", a promotora  da Infância e Juventude da Comarca de Parnamirim, Isabelita Garcia abriu a série de quatro palestras falando sobre "Tipo de Violação de direitos da criança e do Adolescente e os parâmetros do ECA".

Mais três palestras foram expostas durante o encontro: "Prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes", ministrada pela assistente social da Casa Renascer (CEDECA), Sayonara Régia,"Competências do Conselho Tutelar: combate e prevenção contra o abuso sexual do crianças e adolescentes", pela Conselheira Tutelar de Parnamirim, Lucineide Paulino, e "Disque Direitos Humanos - Núcleo Disque 100  de Parnamirim", explanadas pelas estagiárias do serviço social da UNP, Nayara Mendonça, Juliana Possani e Ana Karolina.

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos com a sociedade. Trata-se de um serviço de atendimento telefônico gratuito criado para receber denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com maior vulnerabilidade. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) por meio da discagem direta do número 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. As demandas recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes para apuração das responsabilidades.

Serviço:
Núcleo do Disque 100
Rua: Tenente Osório, 216, Santos Reis, Parnamirim(RN)
Fone: (84) 36448326/36452653
Segunda a sexta, das 08h às 12h.

Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+