Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Núcleo de monitoramento de denuncias do Comdica concorre a premio - 19/06/2015

O Núcleo de Controle e Monitoramento de Denuncias do Serviço Disque 100 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) está concorrendo ao prêmio Innovare 2015.  A premiação tem o objetivo de identificar e incentivar práticas que aumentem a qualidade jurisdicional e contribuam com a modernização da justiça brasileira. O núcleo recebeu a visita de dois consultores do prêmio na tarde desta sexta-feira, 19, com o objetivo de avaliar o trabalho desenvolvido. 


Formado em agosto de 2014, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência (Social), Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual e Universidade Potiguar, o Núcleo já tem desempenhado um papel importante na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no município, agilizando a verificação de denuncias e diminuindo o tempo de resposta para os casos averiguados.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo, a assistente social Érica Luciana das Chagas, o serviço foi idealizado pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim. O Núcleo recebeu 76 denuncias no ano passado e mais 75 denuncias até este mês de junho, a grande maioria já com respostas do Ministério Público. "Temos um prazo estipulado de 10 dias para o recebimento da denuncia, visita e produção do relatório que encaminhamos ao conselho tutelar que tomará ações preventivas, protetivas ou optará pelo arquivamento", explica.

Érica frisa ainda que um dos objetivos do trabalho é criar um banco para formulação de um banco de dados que ajude na prevenção a violação infanto-juvenil no município, fornecendo base e encaminhamentos para atuação do conselho tutelar. "Através dos nossos relatórios é que acionamos também a rede, quando é necessário a atuação dos CRAS, CREAS ou medidas judiciais, por exemplo", conclui. 

O serviço de denuncias disque 100 é oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e tem a competência de receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações, atuar na resolução de tensões e conflitos sociais que envolvam violações de direitos humanos, além de orientar e adotar providências para o tratamento dos casos de violação com funcionamento 24 horas. O Núcleo do Comdica também centraliza as denuncias através do 0800 do Conselho Tutelar. 

Serviço

Núcleo de Controle e Monitoramento de Denuncias do Serviço Disque 100

Atendimento: de segunda à sexta, das 08 às 12h.

E-mail: núcleo.disque100.unp@gmail.com

Telefone: 84 3644 8326/ 3645 2653

Endereço: Rua Tenente Osório, 216, Santos Reis, Parnamirim/RN.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+