Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semas promove seminário sobre o idoso - 18/06/2015

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Parnamirim  (SEMAS) promoveu um seminário alusivo ao dia Nacional de combate a violência contra a pessoa Idosa. O evento foi realizado no auditório do Secretaria Municipal de saúde e teve como tema "Violência contra o idoso é crime! Você pode Evita"”.

Estavam presentes na ocasião a secretária da SEMAS, Mara Noga, a secretária adjunta da Assistência, Josiane Bezerra, a coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Geni Kelly, o secretário municipal de saúde, Henrique Costa, idosos dos diversos SCFV do município de Parnamirim, e o presidente do Conselho Estadual do Idoso e especialista em gerontologia, Gustavo André de Brito que ministrou a palestra sobre as mais diversas formas de violência contra o Idoso.

Gustavo Brito enfatizou as mais variadas práticas de violência e violações dos direitos dos idosos, explicou que não se trata apenas da violência física, mas principalmente a emocional e financeira. Evidenciou que é cada vez maior o número de casos de maus tratos, humilhações, menosprezo e terror psicológico sofridos pela pessoa idosa."Existe um abandono generalizado em relação á pessoa idosa. São raríssimos os órgãos governamentais que dispõe de políticas públicas para garantir a saúde, lazer e dignidade do idoso; a própria família se distancia do idoso quando eles pedem atenção. Muitas delas exploram e vivem de suas aposentadorias, configurando um quadro explicito de negligência e isolamento", ressaltou Gustavo.

O Presidente destacou ainda que existem várias formas de ações que podem inserir este idoso na sociedade, lhe proporcionando dignidade e respeito. O poder público pode elaborar projetos no sentido de garantir e ampliar a rede de atendimento a pessoa idosa, garantindo a participação dele nos projetos de inclusão, ampliando os leitos de atendimento em hospitais e postos de saúde, criar os centros-dia onde a família que não tem condições de manter o idoso em casa durante o dia, possa deixá-lo na instituição para realizar diversas atividades e a noite voltar ao convívio familiar.

A secretária de Assistência Social, Mara Noga, enfatizou a importância do evento no sentido de conseguir conscientizar a população sobre a importância da pessoa idosa no convívio familiar, e também alertar os próprios idosos sobre seus direitos e garantias. "Já fazemos um trabalho muito bom com os mais de 800 idosos dos SCFV do município e essa palestra irá ampliar o conhecimento dos idosos sobre as mais diversas formas de negligência praticadas contra ele"”, destacou.

Gustavo Brito ainda demonstrou a importância da grande ferramenta que dispõe o idoso, e muitas vezes não é utilizada por falta de conhecimento, que é o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso. "Essas duas leis Garantem que o idoso não tenha seus direitos violados além delas terem como principal objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade", concluiu.

Uma das formas de combater a violência contra o idoso é utilizando o Disque 100 como ferramenta ativa de proteção a pessoa idosa. Desde 2011 até o 1º trimestre de 2014, o Disque 100 da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República registrou mais de 77 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas em forma de abandono, maus tratos, abuso econômico ou de negligência.


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+