Prefeito participa de audiência sobre prevenção do câncer de mama - 17/06/2015

O prefeito Maurício Marques, acompanhado de sua equipe de secretários, participou na manhã de hoje, 17, da audiência pública, na Câmara Municipal, para discutir sobre a prevenção do câncer de mama e a apresentação de um sistema de rastreamento para detecção da doença, através de um projeto denominado "Amigo do Peito".

A proposta da audiência foi do vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa, Antônio Batista Barros (PMDB). Ele e a vice-presidente da CMP, vereador Kátia Pires (DEM), com o apoio do presidente Ricardo Gurgel, viajaram à Paraíba onde conheceram o projeto "Amigo do Peito".

O projeto funciona através de um ônibus equipado com móveis e aparelhos. O veículo visita os bairros das cidades e uma equipe de profissionais realiza exames para detectar a doença. A mamografia pode identificar lesões benignas e o câncer, que geralmente se apresenta como nódulos ou calcificações.

O secretário de Saúde, Henrique Eduardo Costa, informou que a Prefeitura está abrindo uma licitação para a chamada pública das empresas que trabalham com serviço móvel de mamografia apresentem suas propostas para que possam ser analisadas. "É um serviço que poderá permitir a realização de 80 mamografias por dia, 400 por semana, atendendo as mulheres pelos bairros da cidade", disse.

Parnamirim tem hoje cerca de 15 mil mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, idades recomendadas a realizarem o exame para prevenir o câncer de mama. E o serviço a ser oferecido pela Prefeitura vai permitir intensificar a prevenção da doença na cidade. O prefeito Maurício Marques fez questão de ressaltar que a saúde sempre foi uma prioridade em sua gestão.  No mês passado, a administração inaugurou o Laboratório de Citopatologia que permitiu agilizar a entrega dos exames às pacientes. "O que demorava entre 5 a 6 meses, agora é entregue em 20 dias. Isso se chama compromisso", disse o gestor.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e a mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. A audiência pública contou com a presença do prefeito Maurício Marques; secretário municipal de Saúde, Henrique Costa; vice-prefeita Lúcia Thiago e a promotora de Justiça da Comarca de Parnamirim, Luciana Maciel.

Postado Por: Yara Okubo