Equipe apresenta Plano Municipal de Educação durante audiência pública - 16/06/2015
Segundo Vandilma Oliveira, o trabalho de montagem do Plano Municipal de Educação (PME) foi muito salutar, construído por muitas mãos e cabeças pensantes. "Todas as escolas da nossa rede tiveram a oportunidade de participar da elaboração do plano, opinando, criticando, avaliando e sugerindo. Ele representa a nossa vontade de querer acertar", justificou a secretária de Educação.
O PME é um documento que estabelece metas para os próximos dez anos. Trata-se de um plano de Estado e não de governo. A proposta é através dele dimensionar os recursos financeiros e prever as formas de colaboração entre a União, Estado e Município. Dentre as metas a serem alcançadas figuram a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a superação das desigualdades educacionais, a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País, entre outras.
O professor Rildo Cruz, que apresentou o plano, fez questão de falar sobre a estratégia de universalização do ensino, expandindo e democratizando o acesso à escola por crianças de 4 a 5 anos. E, a meta é que 50% de crianças de até 3 anos estejam na escola no período de vigência do plano.Outro ponto considerado muito importante por Rildo Cruz foi em relação à meta 20 que trata da ampliação do investimento público em educação de forma a atingir no mínimo o patamar de 7% do PIB, no 5º. Ano e vigência dessa lei e 10% do PIB no final do decênio.
A audiência pública foi aberta pelo presidente da Câmara, Ricardo Gurgel, mas foi presidida por Elienai Cartaxo. E, na mesa de autoridades contou com as presenças da vice-prefeita Lúcia Thiago, da Promotora Luciana Maciel, da vereadora de Natal, Eleika Bezerra. Rosires Amaral de Paiva, Wivel Castro, Marizete Amorim, Valério Santiago, Antônio Batista Barros e Vandilma Oliviera.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM