Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semas promove caminhada com idosos - 16/06/2015

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso foi comemorado na tarde de ontem, 15, com uma caminhada pelas ruas do Centro de Parnamirim, até a praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, com a participação de aproximadamente 350 idosos.


A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre práticas de diversos tipos de violência contra a pessoa idosa, além de incentivar a criação de medidas de proteção contra estas práticas.Os idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) dos bairros de Vale do Sol, Santa Tereza, Passagem de Areia, Santos Reis, Monte Castelo, Centro, Boa Esperança, Liberdade e Emaús levaram para as ruas, com muita animação e disposição, cartazes, faixas e panfletos mostrando a população as mais diversas formas de violência contra o idoso, entre as principais, a questão do abandono no lar e aos abusos financeiros praticado por muitos familiares.


Dona Maria do Céu, 72 anos, estava eufórica com a caminhada e feliz em poder expor seus direitos para conscientizar a população. "Gosto muito de participar desses eventos que nos deixa sempre alerta sobre nossos direitos além de poder encontrar com outras amigas, conversar e nos distrair um pouco", declarou.


A secretária Mara Noga enfatizou a importância do evento pois serve de alerta aos próprios idosos sobre as práticas de abuso e violência contra eles. "Alertar os idosos contra os vários tipos de violência é essencial para que eles saibam como se defender, além disso, esta caminha permite que eles se sintam úteis", afirmou.


Mara Noga declarou ainda que muitas outras ações estão previstas para o segundo semestre, sempre garantindo a integração dos idosos trazendo benefícios a saúde deles além de mantê-los sempre motivados a participarem das diversas atividades oferecidas pelos SCFV. A caminhada contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRA), Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), que distribuiu panfletos alertando os idosos sobre as formas de contaminação da dengue, e também da Drogaria Santa Fé.De acordo com os dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é composta por quase 20 milhões de idosos. De acordo com levantamento feito pelo Disque 100, responsável por receber denúncias sobre as mais diversas violências, sejam elas do idoso, doméstica ou infantil, só em 2013 foram 40 mil ligações relacionadas a violência contra a pessoa idosa. A maioria destas denúncias confirmam que a maioria doa maus-tratos contra o idoso é cometida pela própria família.


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+