Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad mobiliza unidades de Saúde em dia D contra dengue - 12/06/2015

A Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) realizou na manhã desta sexta-feira (12) o dia "D" contra dengue e a febre chikungunya nas 28 unidades básicas de Saúde (UBS) do município. A ação educativa, que mobilizou todas as unidades da rede, teve como objetivo orientar a população sobre a dengue e seus perigos.

O secretário de Saúde, Henrique Costa, juntamente do coordenador de promoção à Saúde, Moizes Campos e demais integrantes da Sesad, acompanhou a ação na UBS no bairro de Passagem de Areia. "Esta é uma ação educativa, que nós estamos realizando em todos os bairros e tem um caráter preventivo. Esse dia D faz parte do nosso planejamento de combate e controle da dengue", frisou o titular da Sesad.

Apesar da diminuição do número de notificações no estado e em Parnamirim nas últimas semanas, Henrique reforçou que o trabalho de combate e prevenção continuará. "O combate continua em todo o município. Mas é importante que a população fique em alerta e nos ajude a prevenir", ressalta.

Durante a ação, uma equipe formada por enfermeiros e agentes de Saúde, percorreram  as ruas recolhendo materiais inservíveis e distribuíram panfletos alertando a população para os riscos da dengue e as maneiras corretas de prevenção. "Acho muito importante,pois é uma forma de nos orientar com mais proximidade", disse a dona de casa, Josefa Soares, de 70 anos.

Dengue em Parnamirim

Segundo o levantamento da Sesad, de janeiro até a primeira semana de junho de 2015, foram notificados 1.338 casos, sendo 169 positivos, confirmados sorologicamente por laboratório. O número é quatro vezes maior que o contabilizado no mesmo período de 2014, quando ocorreram 209 casos. Em 2014, 924 casos foram notificados. Destes, 373 confirmados. 2013 registrou 1.153 casos, sendo 467 comprovados sorologicamente. Até o momento, Parnamirim não registrou casos de chikungunya.

Apesar do alto número, a Sesad tem constatado uma diminuição de notificações nas últimas semanas. Este cenário é justificado pela  sazonalidade da doença, que é de outubro a maio.

Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+