Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

2º dia de conferência discute temas principais da Saúde - 10/06/2015

Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, participação social, financiamento e gestão do SUS, valorização do trabalho e da educação em Saúde são alguns dos principais eixos temáticos discutidos nesta quarta (10) -  no segundo e último dia da sexta conferência municipal de Saúde -, realizada no Núcleo Integrado da UNP, no bairro de Santos Reis. A programação segue até as 17h, quando se encerram as atividades.

Com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro", a mesa de abertura do segundo dia de conferência  reuniu o secretário de Saúde de Parnamirim, Henrique Costa, o presidente do conselho municipal de Saúde, José Wilson, o representante do conselho estadual, Igor Pinheiro e o secretário de Obras, Naur Ferreira, que representou o prefeito Maurício Marques.

Henrique Costa destacou a importância da conferência, realizada a cada quatro anos. "É de fundamental importância para que possamos ouvir a população e os servidores no intuito de efetivarmos propostas e encaminharmos para a conferência estadual, que será realizada no mês de setembro", falou o titular da pasta de Saúde.

Após a abertura das atividades do último dia de conferência, uma explanação dos eixos temáticos foi apresentada pelo médico e coordenador de atenção básica à Saúde, Junior Azevedo. Na oportunidade, também foram divididos grupos de trabalhos. À tarde, o encontro continua com a apreciação das propostas e a plenária para a escolha dos 52 delegados que irão representar Parnamirim na conferência estadual, que será formado por 26 usuários, 13 profissionais da saúde e outras 13 vagas distribuídas para gestores e prestadores de serviços.

A população aprovou a iniciativa. Dona Marlene Alves, de 59 anos, participou da conferência. "Acho muito válido toda essa discussão e importante nós participarmos desses encontros para sabermos a situação real da saúde na nossa cidade", afirmou a aposentada.

A conferência de Saúde é uma das instâncias colegiadas no Sistema Único de Saúde (SUS) - um espaço de debate democrático - que assegura o direito de todo cidadão à participação nas discussões sobre saúde.

No último mês, a Sesad realizou uma série de quatro pré- conferências, que percorreu diversos bairros com o intuito de preparar os servidores e a comunidade para a conferência macro deste mês.

A Secretaria de Saúde de Parnamirim levará as propostas para a conferência estadual, que será realizada nos dias 16,17 e 18 de setembro.A nacional está marcada para dezembro.

Postado Por: Jefferson Bezerra
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+