Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Conferência Municipal de Saúde é aberta oficialmente - 09/06/2015

A 6ª Conferência Municipal de Saúde teve início na tarde desta terça-feira, 09, no auditório do Núcleo Integrado de Parnamirim na UNP do bairro Santos Reis. A solenidade contou com a presença de autoridades, comunidade, profissionais, servidores, conselheiros e gestores da área de saúde no município. 


A mesa foi composta pelo Secretário Municipal de Saúde, Henrique Costa; Secretário do Gabinete Civil Márcio Cezar, representando o Prefeito Mauricio Marques; Os vereadores Antônio Batista, Irani Guedes, Giovani Junior e o Presidente da Câmara Ricardo Gurgel representando o legislativo; O Presidente do Conselho Municipal de Saúde José Wilson Souza, o representante do Conselho Estadual de Saúde Percival Carvalho; O coordenador da saúde básica Dr. Azevedo Junior e a Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Tereza Lúcia de Fátima, representante dos usuários. 

Para Henrique Costa, a conferência, realizada a cada quatro anos, marca o fim do ciclo que foi iniciado com as pré-conferências realizadas no município. "Através delas discutimos e abordamos melhorias para as políticas públicas da área da saúde. Não só propomos novas políticas, mas procuramos reforçar as já existentes", explica.  Ele frisa que o papel da conferência é ratificar e discutir essas propostas para leva-las a conferência estadual de saúde que será realizada em setembro, e para a conferência nacional em dezembro.

Segundo Márcio Cezar, a conferência é muito importante para propor metas e prioridades para o Sistema Único de Saúde (SUS). "É o momento de cada um dar sua contribuição para melhorias no atendimento público de saúde", discursou. Ele aproveitou também que para Parnamirim continuar prestando um bom atendimento à população são necessários mais recursos do Governo Federal.  Já Lúcia de Fátima, em nome da sociedade e usuários, disse esperar que o evento traga melhorias para a saúde e boas propostas para a conferência estadual. 

Durante a solenidade de abertura houve apresentação cultural do quarteto de sax da Fundação Parnamirim de Cultura, leitura e aprovação do regimento interno, além da Palestra Magna da Professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN Ana Tânia Lopes com o tema "Saúde Pública de Qualidade para cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". 

As atividades da Conferência seguem nesta quarta, 10, onde será feito um trabalho por grupos que discutirão seis subtemas principais. Nesta ocasião também haverá a plenária para a escolha dos 52 delegados que irão representar Parnamirim na Conferência Estadual, que será formado por 26 usuários, 13 profissionais da saúde e outras 13 vagas distribuídas para gestores e prestadores de serviços.

Confira a programação:

10 de JUNHO (Quarta-feira)Núcleo Integrado - UnP - Rua Aspirante Santos - Santos Reis

8h: Acolhida

8h30: Explanação dos Eixos da Conferência Dr. Júnior Azevedo (Mestre em Saúde Coletiva, Médico da Família e Comunidade, Especialista em Gestão de Atenção Básica - IEP/HSL, e Coordenador de Atenção à Saúde - CAS/Parnamirim/RN)

09:10h Divisão por grupos.

9:20h: Trabalho dos grupos.

10:30h: Coffebreak

11h: Retorno ao trabalho em grupos

12h: Almoço

13h30: Retorno

14h: Apreciação das propostas

16h00: Lanche

16:30h: Plenária escolha dos delegados

17h00: Encerramento


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+