Alunos apresentam sarau poético junino - 03/06/2015

O clima de São João já tomou conta da cidade. Foi aberto oficialmente na tarde desta quarta-feira, 03, o Roteiro Parnamirim Junino no Beco do Picado. A abertura contou com a apresentação do sarau "Recordando as coisas do meu sertão" promovido pelo Projeto "Parnamirim: um rio que flui para o mar de leitura" da Secretaria Municipal de Educação.

Participaram do sarau alunos do Ensino Fundamental I e II das Escolas Municipais Francisca Bezerra, Neilza Gomes, Artur da Costa e Silva, Augusto Severo, Ivanira Paisinho, Homero Dantas e João Gomes. Estas escolas fazem parte do polo 6 do projeto. De acordo com a coordenadora do projeto de leitura, Angélica Vitalino, foi feito uma parceria com a Fundação Parnamirim de Cultura para que o sarau fosse apresentado no local antes das atrações principais.

A coordenadora do polo de leitura, Professora Josely Ferreira, explicou que o sarau remete aos festejos juninos. "O sertão é um tema recorrente durante o São João, aproveitamos para fazer esse resgate de memórias e tradição", conta. Ela ressalta também que os textos selecionados são todos de poetas regionais, como o "O beabá do sertão na voz de gonzagão" dos autores Arlene Holanda e Arievaldo Vianna e muita literatura de cordel.

Além da declamação de poesias, os alunos a caráter em roupas juninas também dançaram um bom forró pé de serra e tiveram o acompanhamento do professor José Acaci no violão. O evento continua prestando tributo à Elino Juilão e Luiz Gonzaga na noite desta quarta com apresentações de grupos de dança como o xaxado e show do sanfoneiro Luiz Bento e Forró Aruanda, além de exposição de artes e barracas com comidas típicas.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo