Projeto oferece aulas gratuitas de caratê na Escola José Fernandes - 02/06/2015
Segundo Wellington, sensei faixa preta 3º dan, o Educaratê foi criado pela Associação de Caratê de Parnamirim e vem sendo realizado nos últimos oito anos. "É um projeto social onde ensinamos a disciplina, o bom comportamento e a solidariedade através dos fundamentos do caratê", explica. Ele frisa que as aulas já têm gerado alunos com destaque tendo boas participações em competições e que a prefeitura oferece apoio logístico.
A diretora da escola, Maria de Fátima Sales, explica que o projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Ela elogia o trabalho voluntário de Wellington e garante que ele traz bons resultados em sala de aula. "A escola é parte da comunidade, portanto ela deve abrir as portas para que haja integração. A prática de esportes é importante na vida das crianças e dos jovens, e por isso não poderíamos deixar de incentivar e apoiar esse projeto", ressalta.
Além do apoio da Semec, o projeto conta com grande participação dos pais dos alunos. De acordo com Frank Herberth, pai de Laura Beatriz, terceiro lugar em um campeonato nacional, os pais contribuem para o pagamento de taxas de competição, mudanças de faixa e material de treino. "Nós acompanhamos de perto, buscamos apoio e até fazemos rifas para ajudar nas aulas", conta.
A turma é formada atualmente por 30 alunos entre seis e 18 anos de idade. Neste ano, eles participaram de dois campeonatos nacionais de caratê, em Aracajú e Mossoró, e trouxeram 12 medalhas para casa. O próximo passo é participar das finais em um campeonato que será realizado em Blumenau, Santa Catarina, no mês de outubro.
Anteriormente as aulas eram ofertadas na Escola Municipal Francisca Fernandes e nos últimos dois anos o projeto foi transferido para a Escola José Fernandes. Ainda de acordo com o professor Wellington, há vagas para quem deseja se inscrever, basta procurar a sede da Secretaria de Educação ou a própria escola.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM