Prefeito entrega Plano Municipal de Educação na Câmara Municipal - 01/06/2015
A entrega do documento foi feita no gabinete da presidência com a presença da maioria dos vereadores e dos secretários do Gabinete Civil Márcio Cesar, da Educação, Vandilma Oliveira, e de Obras, Naur Ferreira.
"Este é mais um momento importante que revela a harmonia necessária entre os poderes Legislativo e Executivo, principalmente no que se refere a um plano que irá nortear os rumos da Educação de Parnamirim para os próximos dez anos", afirmou Maurício Marques que destacou a qualidade na elaboração do documento.
"Ouvimos educadores, a comunidade escolar, os pais e a sociedade para elaborar o plano municipal. Agora estamos cumprindo o compromisso de entregá-lo à população para que possa ser aprovado pelos seus representantes e colocado em prática. Minha expectativa é a melhor possível", reforçou o prefeito.
O Plano Municipal de Educação estabelece 20 metas e estratégias para o período de 2015 a 2025. Entre os objetivos estabelecidos estão a expansão da educação infantil e a universalização do ensino fundamental. Até 2016, o município deve atender todas as crianças de quatro a cinco anos; e nos próximos 10 anos, cerca de 50% das crianças de três anos devem estar nas escolas.
Outros pontos principais do Plano são as estratégias para o financiamento público da educação, valorização do professor, qualificação do ensino em todos os níveis e erradicação do analfabetismo. O PME foi desenvolvido com referência no Plano Nacional da Educação (PNE), baseado no estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB 9.314/96.
Participaram da elaboração do plano os professores da rede pública municipal, além da comunidade escolar, sociedade civil, legislativo, representantes da rede privada e da educação federal. As 66 unidades de ensino, sendo 46 escolas e 20 centros infantis, também foram consultadas e apresentaram propostas para o plano.
O PME foi discutido durante um fórum realizado em maio após ser apreciado pela procuradoria do município.
A expectativa é que no dia 24 de Junho, apos a realização de uma audiência pública, o Plano seja aprovado na Câmara de Vereadores e entre em vigor.
Postado Por:
Moises de Lima
Fotografia de:
ASCOM