Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito entrega Plano Municipal de Educação na Câmara Municipal - 01/06/2015

O prefeito Maurício Marques entregou nesta segunda-feira (1) na Câmara Municipal de Parnamirim uma cópia do Plano Municipal de Educação (PME) ao presidente da Casa, Ricardo Gurgel. "Trata-se de um plano ousado e avançado que espero que os vereadores aprovem em prol do futuro da educação do nosso município", afirmou o prefeito.


A entrega do documento foi feita no gabinete da presidência com a presença da maioria dos vereadores e dos secretários do Gabinete Civil Márcio Cesar, da Educação, Vandilma Oliveira, e de Obras, Naur Ferreira.

"Este é mais um momento importante que revela a harmonia necessária entre os poderes Legislativo e Executivo, principalmente no que se refere a um plano que irá nortear os rumos da Educação de Parnamirim para os próximos dez anos", afirmou Maurício Marques que destacou a qualidade na elaboração do documento.

"Ouvimos educadores, a comunidade escolar, os pais e a sociedade para elaborar o plano municipal. Agora estamos cumprindo o compromisso de entregá-lo à população para que possa ser aprovado pelos seus representantes e colocado em prática. Minha expectativa é a melhor possível", reforçou o prefeito.

O Plano Municipal de Educação estabelece 20 metas e estratégias para o período de 2015 a 2025. Entre os objetivos estabelecidos estão a expansão da educação infantil e a universalização do ensino fundamental. Até 2016, o município deve atender todas as crianças de quatro a cinco anos; e nos próximos 10 anos, cerca de 50% das crianças de três anos devem estar nas escolas.

Outros pontos principais do Plano são as estratégias para o financiamento público da educação, valorização do professor, qualificação do ensino em todos os níveis e erradicação do analfabetismo.  O PME foi desenvolvido com referência no Plano Nacional da Educação (PNE), baseado no estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB 9.314/96.  

Participaram da elaboração do plano os professores da rede pública municipal, além da comunidade escolar, sociedade civil, legislativo, representantes da rede privada e da educação federal. As 66 unidades de ensino, sendo 46 escolas e 20 centros infantis, também foram consultadas e apresentaram propostas para o plano. 

O PME foi discutido durante um fórum realizado em maio após ser apreciado pela procuradoria do município.  

A expectativa é que no dia 24 de Junho, apos a realização de uma audiência pública, o Plano seja aprovado na Câmara de Vereadores e entre em vigor.


Postado Por: Moises de Lima
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+