Comissão do Selo Unicef define ações para segundo semestre - 28/05/2015

Integrantes da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, com a supervisão da articuladora do Selo Unicef em Parnamirim, definiram na manhã de hoje, 28, na Secretaria de Educação, as atividades prioritárias a serem desenvolvidas no segundo semestre, além de expor as atividades do Programa Saúde na Escola e o Sistema Virtual de Bancos de Dados do Selo.

Uma das questões muito discutida durante a reunião foi levantada pela articuladora Vandilma Oliveira e se referiu à fragilidade do município em relação à violência que tem ocorrido, principalmente nas escolas. "Estamos nos reunindo com o Comdica, Conselho Tutelar e Ministério Público no sentido de implantarmos ações para minimizar os casos de violência que estão invandindo nossas escolas", explicou.

No quadro de ações prioritárias está prevista a campanha "Fora da Escola não Pode", que será desenvolvida pela Secretaria de Educação. A ideia é fortalecer essa ação, através de um programa que já existe - Aluno Presente. "Lugar de criança é na escola e precisamos sair em busca dessas crianças que ainda não estão frequentando a rede", disse Vandilma Oliveira.

Mas, há outras campanhas previstas como: "Por uma Infância sem Racismo"; Educação para Convivência com o Semiárido (Criação das Com Vidas e das Agendas 21 nas Escolas); Saúde na Escola; Preservação das Escolas; Elaboração de um Plano Municipal de Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastres; Criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas; elaboração do Plano de Ação de Enfrentamento a Letalidade Juvenil; Conferência Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente; Inclusão e Permanência dos beneficiários do BPC na Escola; Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual (já foi realizada); Elaboração do Plano de Enfrentamento ao Trabalho Infantil; Semana do Estudante; Semana de Enfrentamento à Letalidade Juvenil; Semana do Bebê; Elaboração do Plano Municipal Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Oficinas de Formação em Competências para a Vida; Seminário "Ser Adolescente"; execução dos Planos Municipais da Primeira Infância e de Esporte Educacional e atualização dos registros das atividades desenvolvidas.

Postado Por: Yara Okubo