Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola Maria Francinete recebe o projeto Cultura Sesc - 27/05/2015

Turma da Mônica e O Pequeno Príncipe são personagens bem conhecidos das crianças que gostam da literatura infantil. Na manhã desta quarta-feira, 27, os personagens saíram das páginas dos livros, direto para a Escola Municipal Maria Francinete Gonçalves Maia, em Nova Parnamirim. A presença dos bonecos faz parte do projeto “Cultura Sesc”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo apresentar obras literárias de forma lúdica. Nesta escola, participam do projeto cerca de 700 alunos, do 1° ao 9° ano.

Essa é a terceira edição do evento, que acontece anualmente em escolas do município. A coordenadora do projeto de leitura, Angélica Vitalino, explica que cada turma recebe três oficinas com temáticas diferentes. "Os orientadores trabalham a literatura de forma lúdica, quebrando a rotina da sala de aula, através da dança, música, canto, teatro, literatura de cordel e percussão", diz a coordenadora.

A gestora da escola, Maria Leda de Oliveira, conta que os alunos já convivem diariamente com a leitura em sala de aula e biblioteca. "Os mediadores de leitura fazem esse trabalho, mas quando um evento maior como esse vem até a escola, os alunos se sentem mais atraídos com os personagens vivos. É algo dinâmico e ativa mais a criatividade das crianças", fala Maria Leda.

A estudante Edinera Veloso, 10 anos, concorda com a gestora. "Aprender brincando é mais fácil. O professor lê os livros e a gente acompanha a leitura cantando o texto. Queria que todas as aulas fossem com música e instrumentos", argumenta Edinera.

No "Cultura Sesc", os professores que trabalham diretamente com a leitura, também estão participando de uma formação continuada. "Nas 46 escolas de Parnamirim, existem mediadores de leituras nas bibliotecas. Hoje eles estão tendo uma palestra sobre o que acontece com o cérebro quando a gente lê. Esses encontros com os mediadores de leitura são mensais e é importante a participação de outros profissionais para contribuir com nossa formação", completa Angélica Vitalino.


Postado Por: Myllena de Pontes
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+