Escola Maria Francinete abriga projeto Cultura SESC - 26/05/2015

A Escola Municipal Maria Francinete, localizada em Nova Parnamirim, se transforma em um palco de incentivo à leitura e formação de leitores  durante esta quarta-feira (27)  durante a realização de mais uma edição ´do projeto Cultura SESC que terá oficinas literárias, contações de histórias e lançamentos de livros.

Das 7h às 11h30 e das 13h às 17h, a escola onde estudam alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, será totalmente ocupada por atividades que objetivam despertar o interesse pela leitura nos estudantes e desenvolver a prática dos mediadores de leituras da Secretaria Municipal de Parnamirim, promotoras do projeto ao lado do SESC.

"Os professores serão os assessores dos oficinandos nestas atividades. Muito deles atuarão vestidos como personagens famosos como o Pequeno Príncipe  e Turma da  Mônica ", informa assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Angélica Vitalino.

Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o Cultura Sesc apresenta na programação desta edição a oficina de cordel de José Acaci, os lançamentos dos livros "Conhecendo os nomes das cidades do Rio Grande do Norte", do  poeta e bibliotecário Andrelino da Silva,e "As Mulheres de Jesus", do escritor Francisco Martins .

Haverá ainda a palestra da Psicopedagoga Telma Pereira (SESC) que abordará a tema "O que acontece com o cérebro quando a gente lê".

"Transformar a cultura de um país é algo extremamente complexo e que só se desencadeia quando os envolvidos neste processo realmente a percebem como necessária e a querem.  É o que estamos experimentando nos últimos anos em Parnamirim.  Através do esforço de cada mediador de leitura temos vivido a experiência de converter a cultura da não leitura em nosso município.  É óbvio que não daremos conta disso sozinhos.  Justificamos, assim, o estabelecimento de parcerias.  Em 2015, mais uma vez, ocorre a parceria com o SESC: dessa vez a instituição beneficiada é a escola Municipal Maria Francinete​. Mudar a cultura.  Alterar as crenças de que o livro pode ser uma das delícias da vida",  finaliza a assessora Angélica Vitalino.

Postado Por: Moises de Lima