Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SEMEC entrega Plano Municipal de Educação ao Prefeito - 26/05/2015

A Secretária Municipal de Educação, Vandilma Oliveira, entregou na manhã desta terça-feira, 26, O Plano Municipal de Educação (PME) ao Prefeito Maurício Marques em encontro realizado no gabinete do executivo.


O documento estabelece 20 metas e estratégias para o período de 2015 a 2025. "O PME é um compromisso assumido que está sendo cumprido. Demonstra também que a administração municipal está acompanhando o desenvolvimento da educação através desse plano", explica o prefeito Maurício Marques.

Dentre as metas descritas no Plano, estão a expansão da educação infantil e a universalização do ensino fundamental. Até 2016, o município deve atender todas as crianças de quatro a cinco anos; e nos próximos 10 anos, cerca de 50% das crianças de três anos devem estar nas escolas. "Uma equipe técnica da secretaria fez um diagnóstico para saber as necessidades educacionais de Parnamirim. Desde novembro, estamos em processo de criação deste plano para suprir as necessidades e melhorar a educação através dessas 20 metas", conta a secretária da SEMEC, Vandilma Oliveira.

Outros pontos principais do Plano são as estratégias para o financiamento público da educação, valorização do professor, qualificação do ensino em todos os níveis e erradicação do analfabetismo.  O PME foi desenvolvido com referência no Plano Nacional da Educação (PNE), baseado no estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB 9.314/96.  

De acordo com o coordenador pedagógico da SEMEC Rildo Cruz, que esteve à frente da comissão especial do PME, o plano irá nortear políticas públicas para a educação municipal, responsável por oferecer educação infantil e ensino fundamental como também os demais níveis. "Durante o processo de desenvolvimento do PME estivemos sintonizados com os planos estadual e nacional para que ele abrangesse desde o ensino infantil ao superior", enfatiza.

Participaram da elaboração do plano os professores da rede pública municipal, além da comunidade escolar, sociedade civil, legislativo, representantes da rede privada e da educação federal. As 66 unidades de ensino, sendo 46 escolas e 20 centros infantis, também foram consultadas e apresentaram propostas para o plano. 

O PME foi discutido durante um fórum realizado no ultimo dia 18, após ser apreciado pela procuradoria do município. Ele será encaminhado à Câmara de Vereadores para ser votado. A expectativa é que até o dia 24 de Junho o Plano esteja aprovado e entre em vigor.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+