Secretaria de Saúde encerra pré-conferências em Pirangi do Norte - 26/05/2015

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) encerrou na manhã desta terça-feira (26) a série de quatro pré - conferências, que teve como objetivo discutir e sugerir melhorias para as políticas públicas da rede de saúde junto aos servidores e a comunidade. O último encontro aconteceu na escola municipal Erivan França, em Pirangi do Norte.

Com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas - direito do povo brasileiro", a quarta pré - conferência reuniu o secretário adjunto de Saúde, João Antonio Brito, representantes municipais e estaduais do Conselho de Saúde, José Wilson Souza e Igor Pinheiro, respectivamente. Além de gestores e servidores e a comunidade do litoral.

Brito ressaltou que a participação da população é de extrema importância para as melhorias na rede de serviços."É de fundamental importância, que a comunidade saiba o que está sendo discutindo e se passando na saúde municipal. Então, esses momentos foram importantes para propormos e implementar os serviços de acordo com os anseios dos moradores", disse o secretário adjunto de Saúde.

A população aprovou as pré - conferências. Raimunda de Melo, de 40 anos, participou do encontro no litoral. "Está sendo satisfatório, pois discutimos a realidade da saúde no nosso município", frisou a agente comunitário de Saúde.

Em duas semanas, as pré - conferências percorreram os bairros do Parque Industrial, Santos Reis e Centro, além de Pirangi do Norte. Os encontros, que acontecem a cada quatro anos são uma preparação para as conferências municipal marcada para os dias 9 e 10 de junho e estadual que será nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

Durante as pré - conferências, grupos de trabalho discutiram eixos temáticos sobre  participação social, financiamento e gestão do SUS, valorização do trabalho e da educação em Saúde. Além de ciência, tecnologia e reformas democráticas e populares do Estado.

Ao final, foram escolhidos 52 delegados para representar Parnamirim no encontro estadual. Qualquer participante da Conferência de Saúde podia se candidatar a delegado, seguindo os seguintes critérios: 50% dos eleitos devem ser usuários; 25% de trabalhadores da saúde e 25% do segmento gestor/prestador de serviço.

A conferência de Saúde é uma das instâncias colegiadas no Sistema Único de Saúde (SUS) - um espaço de debate democrático - que assegura o direito de todo cidadão à participação nas discussões sobre saúde.

Postado Por: Jefferson Bezerra